Redesim entrará em funcionamento em 2012
De acordo com a Receita Federal, o processo de abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas deverá ser totalmente integrado em um único ambiente virtual a partir de 2012, com a entrada em funcionamento da Rede Nacionalpara a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Criada pela Lei nº 11.598, a Redesim é composta por órgãos federais, estaduais e municipais que estejam direta e indiretamente ligados aos registros de empresas.
Através da Rede, diversos órgãos estarão interligados, como juntas comerciais, cartórios de registro de empresas, administração tributária federal, estadual, meio ambiente, órgão de regulação e controle, entre outros. Para ter acesso aos serviços disponíveis, como emissão de Alvarás e agendamento de vistoria do Corpo de Bombeiros, o empresário irá precisar apenas de um cadastro na junta comercial. A rede é gerida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em parceria com a Receita Federal.
As informações serão distribuídas pelos sistemas integrados de forma a permitir que cada órgão receba os dados do interessado, além de formalizar a abertura, regularização, fechamento de uma empresa de forma direta e com apenas uma comunicação do empresário com a administração pública. Através do sistema, União, Estados e Municípios estarão integrados.
Inicialmente prevista para março de 2012, a data para a Redesim ser disponibilizada para pessoas jurídicas ainda não está definida.
Fonte: Agência Brasil
3 comentários