CRCPI e TRE-PI firmam parceria em favor da transparência nas eleições 2014

Publicado por Darlyson Gomes - Assessoria de Imprensa em

O presidente do CRCPI, Elias Caddah, e o Conselheiro Federal e Coordenador Institucional do CFC, Joaquim Bezerra Filho, estiveram reunidos com o Presidente do TRE-PI, Desembargador Edvaldo Moura, na manhã desta segunda (12), na sede do Tribunal.

Na reunião foi oficializada a parceria entre o CRCPI e o TRE-PI no que tange as prestações de contas eleitorais dos candidatos a cargos eletivos nas eleições de 2014, seguindo a Resolução nº 23.406 do TSE. Dentre outras normas, a Resolução torna obrigatória a assinatura de um contador nas prestações de contas eleitorais dos candidatos e disciplina como devem ocorrer a arrecadação, os gastos e a prestação de contas para as eleições deste ano.

CRCPI e TRE-PI: unidos em prol da transparência nas eleições

CRCPI e TRE-PI: unidos em prol da transparência nas eleições

Dessa forma, todos os partidos políticos e candidatos ao pleito deste ano devem observar a norma, objetivando a correta arrecadação e aplicação de recursos para a campanha eleitoral, bem como a sua prestação de contas, sob pena destas serem desaprovadas.

O Presidente do TRE-PI, Desembargador Edvaldo Moura, solicitará ao Regional a listagem dos profissionais registrados e aptos a acompanhar e auxiliar o trabalho dos técnicos do Tribunal à época das eleições. Segundo o Desembargador, o entendimento do TSE vai aprimorar a transparência e reforçar o combate à corrupção.

Joaquim Bezerra, Desembargador Edvaldo Moura e Elias Caddah

Joaquim Bezerra, Desembargador Edvaldo Moura e Elias Caddah

Além disso, ficou definido que o TRE estará presente nas capacitações que o Conselho Regional de Contabilidade promoverá junto aos profissionais da classe na capital e no interior do Estado, oferecendo apoio e suporte neste processo. “Com essa parceria, o TRE e o CRC irão aos eventos, na capital e interior, relacionados a prestações de contas e campanha eleitoral. Nossa intenção é que as duas instituições falem a mesma linguagem prestando um bom serviço à democracia e à sociedade”, destacou Caddah.

Antes das eleições, o Conselho Federal de Contabilidade promoverá a capacitação de 30 mil profissionais em contabilidade eleitoral, considerada pelos profissionais da classe como uma nova conquista no combate à corrupção e um novo ramo para os profissionais da área.

De acordo com o Coordenador Institucional do CFC, Conselheiro Federal Joaquim Bezerra Filho, o CFC tem trabalhado com o TSE com o intuito de reforçar a transparência e acompanhar o processo de prestações de contas eleitorais. “Nesse contexto a classe contábil contribuirá a favor da sociedade. Será uma grande contribuição à Justiça Eleitoral, já que a prestação de contas seguirá um mesmo padrão em todo o País” disse Bezerra.

Abrir bate-papo
Fale com nossa equipe
CRC/PI
Olá! 😄
Bem-vindo ao CRC/PI.
Tudo bem?
Como podemos ajudá-lo(a)? 🤔