TCE acata solicitação do CRCPI sobre balancetes das prefeituras piauienses
Na Sessão Plenária desta quinta (29), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí acatou a solicitação do CRCPI, que liderou a busca de um entendimento com a Corte em razão da complexidade de adaptação às exigências do novo modelo do SAGRES, sistema implantado pelo Tribunal neste exercício de 2014.
No ofício protocolado junto ao órgão, o Conselho solicitou à Corte a dispensa de multas pós-análise dos balancetes mensais das prefeituras do Estado por um período de 6 meses ou até que o SAGRES esteja funcionando com plenitude.
O Plenário decidiu que as prefeituras estão liberadas de multas e não serão incluídas no sistema como inadimplentes até 1º de julho, haja vista que, segundo a Auditora Fiscal Andréa Paiva, até essa data todos os problemas de inconsistência do sistema já terão sido solucionados.
O tema já havia sido discutido entre o presidente do CRCPI, Elias Caddah, contadores da área pública e a presidente do TCE-PI, Waltânia Alvarenga na manhã de ontem (28). A reunião foi motivada pelos profissionais, que alegaram que o sistema está passando por adequações e os dados enviados por essas prefeituras poderiam ser passíveis de falhas e distorções.