CFC e OAB lançam o livro Partidas Dobradas – Eleições 2014
Foi lançado na manhã desta sexta (6), o livro “Partidas Dobradas– Eleições 2014 – Contabilidade Necessária”, de autoria do contador José Appel Mattos e dos advogados Bruno Mendes e Davi de Oliveira Rios.
O livro já havia sido lançado na OAB no dia 2 de junho e hoje foi apresentado à classe contábil durante sessão plenária no Conselho Federal. O evento contou com a presença do presidente do CFC, José Martonio Coelho, do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coelho, do presidente do CRCPI, Elias Caddah, dos presidentes do CRCs, do Conselheiro Federal Joaquim Bezerra, Advogados e funcionários do Federal.
A obra faz parte de um Protocolo de Intenções, assinado entre CFC e a OAB, e tem como escopo tornar o pleito eleitoral mais transparente por meio de orientações e esclarecimentos aos candidatos e partidos políticos e embasar contadores e advogados ao realizar as prestações de contas.
“É um privilégio receber a OAB em nossa Casa. Uma instituição que possui um trabalho tenaz pela democracia do Estado de Direito. É importante a inserção legítima e legal da obrigatoriedade do profissional da contabilidade nesta luta, assim como a figura do advogado. E, este Manual, foi lançado para sedimentar a nossa parceria,” afirmou Martonio.
O presidente da OAB ressaltou a importância da parceria e disse que a intenção é estimular a participação e o espírito de responsabilidade social de contadores e advogados, visando à transparência e legalidade das contas dos candidatos e dos respectivos partidos políticos das eleições 2014.
“A prestação de contas no País ainda é um “faz de contas” e isso precisa mudar. Por isso, estamos em um momento importante para auxiliar e assegurar eleições mais limpas. Temos a obrigação de aplicar o nosso grau de entendimento e experiência a serviço da democracia, orientando nossos clientes a cumprir a legislação. Fizemos um trabalho muito produtivo que resultou neste manual para os candidatos, partidos políticos e, principalmente, à sociedade. A parceira entre contadores e advogados é mais uma luta para o aperfeiçoamento da democracia em nosso País, a partir da prestação de contas mais transparentes”, enalteceu Marcos Vinicius.
Na ocasião, o presidente da OAB pediu o apoio do Conselho Federal de Contabilidade na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), que a Ordem impetrou no Supremo Tribunal Federal (STF), para a correção da tabela de isentos do Imposto de Renda. O presidente do Conselho, José Martonio, garantiu a atenção da classe contábil ao assunto e informou que o CFC entrará como amicus curiae na ação.
Segundo o presidente do CRCPI, Elias Caddah, a obra é de suma importância não apenas para contabilistas e advogados, mas principalmente para a sociedade. “O livro tem um caráter orientativo e auxiliará os profissionais a fim de que as prestações de contas sejam transparentes, o que hoje é um dos requisitos fundamentais para uma boa gestão”, destacou Caddah.
Tenha acesso ao livro “Partidas Dobradas – Eleições 2014-Contabilidade Necessária”