Profissionais de Contabilidade são homenageados na Assembléia Legislativa

Aconteceu no último dia 3, sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí em homenagem as comemorações alusivas ao Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro. A iniciativa, aceita por todos da casa, foi uma proposição do deputado estadual Evaldo Gomes do PTC.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de entidades contábeis do Estado, além dos conselheiros federais, Joaquim Bezerra Filho e Gardênia Braga, profissionais e estudantes. O vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRC-PI, Elias Caddah, representou o presidente, Antônio Gomes das Neves.

Com a palavra, Caddah lembrou o sucesso dos últimos eventos realizados – I Encontro de Professores de Ciências Contábeis do Estado do Piauí e o II Fórum Piauiense de Ensino e Contabilidade Pública, assim como os diversos Encontros promovidos em várias cidades do interior para descentralização e homogeneização do conhecimento e sua aplicabilidade em rotinas trabalhistas.

O anfitrião da casa, Evaldo Gomes, falou importância do ato. “É uma grande satisfação comemoramos o dia desse profissional, que tanto cresce no Brasil e principalmente no Piauí- são mais 4 mil profissionais no Estado, no país soma-se mais 403 mil, além de sua fundamental participação para o desenvolvimento de uma nação”, ressaltou.

O representante do Conselho Federal de Contabilidade no Piauí, Joaquim Bezerra Filho, declarou que os contadores são hoje mais respeitados pela mídia e mais valorizados pelo Governo “pelas boas consequências para o país trazidos pela contabilidade”. Ele pediu que a categoria tenha uma vaga no Conselho Estadual de Contribuintes.
O representante da Federação dos Contadores, José Raulino Filho, disse que os profissionais contábeis deixaram de ser guardas-livros e se destacam, atualmente, pelo controle das contas na administração pública e privada.
O representante do Instituto Federal de Tecnologia do Piauí (IFPI), Corsino Castelo Branco, disse que os contadores precisam contar com uma vaga no Tribunal de Contas do Estado. “A contabilidade é importante em qualquer organização, seja ela pública ou privada”, acentuou ele.
Os presidentes dos Sindicatos dos Peritos Contadores do Piauí, Benedito Graça, e dos Contabilistas, José Lopes Castelo Branco, e a professora Gardênia Braga, representante do Conselho Federal dos Contabilistas, também discursaram na sessão solene, que teve ainda a apresentação do Hino do Contabilista.