Governador eleito promete prioridade nas demandas dos profissionais contábeis a partir de janeiro

Publicado por Darlyson Gomes - Assessoria de Imprensa em

Representantes do CRCPI, das entidades contábeis e de empresas piauienses reuniram-se na manhã da última sexta-feira (21) com o Governador eleito, Wellington Dias, e membros da equipe de transição do governo estadual. Na ocasião, o presidente do CRCPI, Elias Caddah, relatou ao governador todas as queixas e demandas que têm sido transmitidas pela categoria ao Conselho Regional de Contabilidade.
FullSizeRender (4)

O encontro foi motivado pela grave situação pela qual passa a Junta Comercial do Estado do Piauí, cujas deficiências têm gerado uma crescente insatisfação entre os profissionais da classe contábil da capital e do interior. O CRCPI apresentou ao governador a dificuldade enfrentada pelo Corpo de Bombeiros na emissão de alvarás. Wellington Dias também quis ouvir do CRCPI e dos empresários contábeis a opinião do grupo acerca da antecipação do recolhimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS. Wellington Dias posicionou-se contra a medida.

Durante a reunião, o presidente do CRCPI expôs os problemas e dificuldades enfrentados pela classe ao buscar os serviços da Junta Comercial do Piauí. Segundo Caddah, o atendimento na Autarquia é centralizado e não acompanha a alta demanda, acumulando queixas, protestos e insatisfação entre o público que necessita dos serviços do órgão.

“A situação da Jucepi está insustentável. Os procedimentos são arcaicos, o arquivamento e a digitalização são ineficientes, falta celeridade no atendimento e liberação de processos. Isso prejudica a economia do nosso estado porque barra a instalação de novas empresas, que preferem fixar endereço em Timon por conta da agilidade no processo de legalização. O chamado do governador eleito mostra uma preocupação com a situação e obtivemos dele a garantia que os problemas da Jucepi receberão uma atenção especial”, disse o presidente.

FullSizeRender (8)

Sobre a antecipação do ICMS, o presidente do CRCPI explanou a preocupação da categoria, que sente-se temerosa com a sobrecarga que será gerada com o cumprimento dessa medida. “A nossa preocupação é com a qualidade da informação, uma vez que os profissionais contábeis precisarão gerar essas informações ainda no mês de dezembro. A medida poderá causar um desequilíbrio no caixa das empresas”, explicou Caddah.

A reunião com o governador eleito Wellington Dias ocorreu menos de 5 dias após um encontro inicial com membros da equipe de transição. Na sexta (21), ao ser informado pessoalmente sobre as queixas da classe contábil piauiense, Dias comprometeu-se a resolver as demandas apresentadas pelo Conselho Regional de Contabilidade a partir de janeiro, priorizando a Junta Comercial do Estado do Piauí.

FullSizeRender (9)

Participaram do encontro o presidente do CRCPI, Elias Caddah, o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPI, José Corsino Raposo Castelo Branco, o presidente do Sescon-PI, José Raulino Castelo Branco Filho e o empresário Jorge Ivan Teles de Sousa. Pela equipe de transição, que representa o governo que assumirá o Estado em janeiro/2015, estiveram presentes o Contador Francisco José Silva e o Contador Joaquim Bezerra Filho.

 

Abrir bate-papo
Fale com nossa equipe
CRC/PI
Olá! 😄
Bem-vindo ao CRC/PI.
Tudo bem?
Como podemos ajudá-lo(a)? 🤔