Programa de Voluntariado da Classe Contábil participa de encontro sobre gestão pública no Piauí

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI), através Comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), e a Comissão para Formação do Observatório Social de Teresina, participou, nesta segunda-feira (6), do Encontro Município Transparente.

O evento, promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU), aconteceu no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e reuniu prefeitos, secretários, controladores municipais e a sociedade civil para discutir sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, ferramentas de combate à corrupção, incentivo à transparência, além de compartilhar iniciativas de melhoria da gestão pública.

Na oportunidade, o representante da Rede de Controle e Auditor de Controle Externo da Controladoria Geral do Estado (CGE), Paulo Sérgio Castelo Branco Carvalho Neves, destacou o papel da sociedade civil na composição do Observatório Social e no combate à corrupção no Piauí. “Neste início de ano, assumimos o compromisso de, com o auxílio da população, contribuir para a prevenção à corrupção e melhoria da transparência a partir de dados reais disponibilizados por esses gestores. Queremos contribuir para que a gestão pública seja exemplar e a população ganhe com isso”, destaca.

Para a coordenadoras do PVCC, Gretha Anice, o evento, além de orientar os gestores públicos sobre como melhorar sua gestão, também é uma oportunidade de estimular os cidadãos a se familiarizarem ao exercício do controle social. “É um evento de grande importância para falar sobre a importância da prevenção da corrupção, não só efetuar a fiscalizar a corrupção pós-fiscalização, mas conscientizar a população e os políticos para combater a corrupção no Brasil em todos os níveis, especialmente no Piauí”, frisa.

No encontro, os gestores foram orientados sobre orçamento; controle interno na Administração Pública; licitações e contratos; responsabilização de servidores e entes privados; prestação de contas; Portal da Transparência; Lei Anticorrupção; ouvidoria pública, entre outros temas.

Na programação do evento, foi feito o lançamento do Painel Municípios, um site que consolida dados produzidos e coletados pelo Ministério da Transparência, nos últimos cinco anos, sobre os 5.561 municípios brasileiros.

Categorias: Notícias