Seminários ressaltam importância do combate à corrupção na prática contábil

Nessa sexta-feira (16), aconteceram os seminários temáticos: Jovens Lideranças Contábeis, SPED, Organizações Contábeis, Perícia Contábil, Auditoria Contábil, Ensino Pesquisa e Tecnologia e Contabilidade Pública. Apesar de distintos, um tema comum esteve em discussão: a crise político-econômica e a Contabilidade como ferramenta de combate à corrupção.

DSC_2612Na palestra “Exercício da cidadania e o combate à corrupção, Maria Clara Bugarim defendeu uma maior atuação da sociedade no combate à corrupção. “Se todos estudassem a Constituição Federal não precisaríamos de outras leis. Precisaríamos apenas exigir que todos e os gestores públicos pratiquem o que está na Carta Magna. Controle e transparência têm tudo a ver com a nossa profissão e são os antídotos para combater qualquer ato de corrupção”, diz.
Para discutir o controle das contas públicas e participação social, dentro da programação do evento foi realizada uma reunião com o vice-presidente do Observatório Social, Pedro Gabril. Na ocasião, Gabril destacou como o trabalho de fiscalização e controle das contas públicas tem combatido a corrupção e economizado milhões dos cofres públicos.

DSC_2961Já neste sábado (17), os trabalhos contarão com o 1º Encontro de Academias de Ciências Contábeis e com os seminários do Voluntariado da Classe Contábil e Terceiro Setor, Mulher Contabilista, Saúde e Meio Ambiente. No intervalo das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de circular pelos estandes das empresas que se somam ao evento para mostrar as soluções e inovações para a área da Contabilidade e outros setores, além de fazerem novos contados profissionais e parcerias. Nos dois dias ocorrem exposição de artigos científicos.