Instituição parceira do CRC-PI recebe nota máxima do MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a avaliação de cursos de graduação em diversas áreas profissionais, incluindo o curso de Ciências Contábeis. Entre as instituições que tiveram melhor resultado no ranking publicado, está a FUCAPE – Fundação de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças, que oferece curso de mestrado em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí.
De acordo com o Inep, os melhores cursos estão no Conceito Preliminar de Curso (CPC) faixa 5, que foi o resultado conquistado pela FUCAPE, e têm CPC contínuo entre 3,945 e 5. A metodologia de avaliação se baseia no desempenho dos estudantes no Enade, o corpo docente de mestres e doutores entre os professores e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo, como por exemplo, a organização didático-pedagógica e a infraestrutura.

Segundo o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, com a finalidade de suprir a carência de mestres e doutores no Piauí, o Conselho em parceria com a FUCAPE, trouxe o primeiro mestrado de contabilidade para o estado, um fato inédito para a história da classe contábil piauiense. “E ficamos satisfeitos com essa ótima colocação da FUCAPE no ranking do MEC. É uma instituição conhecida que defende conceitos inovadores e está entre as melhores do país. O CRC-PI continua otimista e sabemos que ainda virão muitos resultados positivos para a contabilidade piauiense”, frisa Josafam Bonfim.

A área contábil está cada vez em evidência como carreira promissora no Brasil, a revista Exame fez um levantamento com 20 consultorias de recrutamento sobre as profissões que serão destaques no ano de 2018 e enfatizaram a formação e funções em Ciências Contábeis. Entre elas estão Gestor de Governança Corporativa; Diretor financeiro; Profissional de controladoria; Gerente de tesouraria; Profissional de controle e negociação de dívidas; Analista contábil com inglês fluente doria / Controller em empresa familiar; área contábil e tributária.