Sistema Teresina Digital é apresentado aos contadores da capital

Foi apresentado, nesta terça-feira (22), no auditório da Sebrae, o sistema Teresina Digital, ferramenta que será usada para processos de abertura, alteração e baixa de empresas visando à diminuição do tempo médio para abertura de empresas em Teresina.

O Teresina Digital representa a adesão integral da capital piauiense à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), criada pela Lei Federal nº11.598 de 2007. A iniciativa integra todos os processos com um único envio de documentos.

O sistema, que entra em funcionamento em setembro, irá dar celeridade, simplificar e transformar todo processo em digital. “Esse sistema vem com o objetivo de desburocratizar o processo de abertura de empresas, reduzir os custos e fazer com que existam menos idas aos órgãos públicos para conseguir o processo de licenciamento de abertura das empresas. A partir daí o processo irá fluir e o requerente vai poder acompanhar tudo pelo sistema”, explica o coordenador especial da Receita da Secretaria Municipal de Finanças (SEMEF), Alexandre Castelo Branco.

Com a adesão integral à Redesim, ocorrerá a redução no prazo médio para abertura de empresa de 110 dias para 45 dias. De acordo com a Doing Business, Teresina já se destaca em comparação, por exemplo, a São Paulo e Brasília, onde o processo de abertura de uma empresa de baixo risco demora em média 1 ano; em Teresina, o mesmo processo acontece de 7 a 10 dias úteis.

O coordenador da SEMEF acrescenta que além de diminuir todo o trabalho para abertura de empresas, o Teresina Digital visa eliminar os processos em papel. “Nesse primeiro momento, vamos eliminar os processos em papel no âmbito da Prefeitura de Teresina. Hoje, 37% dos processos para abertura de empresas são em papel, com a implantação do sistema nós vamos eliminar todos esses processos. Sabemos que irão surgir situações que o sistema não irá conseguir resolver e vamos trabalhar para que essas situações sejam resolvidas e esses processos acabem de vez”, conclui Alexandre.