Presidente do CRC-PI media demanda de contadores de Esperantina

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Josafam Bonfim, e o diretor-executivo, Pedro Evano, estiveram, nesta terça-feira (9), em Esperantina, para atender a solicitação dos contadores daquele município. A visita foi acompanhada pelo delegado do Conselho, Márcio José Cardoso dos Santos.

O encontro teve o objetivo de intermediar o diálogo entre a Secretaria de Municipal de Finanças de Esperantina e uma empresa terceirizada sobre a execução dos serviços de fiscalização do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A queixa apresentada pelos contadores se refere à emissão de muitas notificações para fiscalização do tributo em um prazo.

“Os profissionais reclamaram que o prazo para a apresentação da documentação foi muito pequeno, considerando que a fiscalização seria retroativa aos últimos cinco anos. Conseguimos sensibilizar os representantes da empresa, que concederam mais 10 dias de prorrogação, além de amenizar as exigências de alguns documentos”, explica Josafam Bonfim.

Os representantes da empresa e da Prefeitura justificam que o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado exigiram o lançamento e a cobrança da arrecadação tributária do município. A medida também será aplicada nos outros municípios do Estado, o que obrigará aos profissionais contábeis uma organização mais eficaz do seu trabalho e a realização da escrituração contábil.