Contadores discutem Código de Ética em audiência pública

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) realizou, nesta quarta-feira (7), através da Câmara Técnica de Fiscalização, capitaneado pelo Vice Gustavo Stainer e os componentes a gerente da Câmara, Constança Diniz; as conselheiras, Adriana da Graça; Janaina Moura, e Salvina Veras; o vice-presidente de Registro, Hudson Melo, a primeira audiência pública para discutir e contribuir com a formulação do Novo Código de Ética Profissional do Contador (NBC PG 01).

O evento, que aconteceu no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, contou ainda com a participação de estudantes de Ciências Contábeis, profissionais da contabilidade e o representante do CFC, Elias Dib Caddah Neto.

A minuta da Norma tem por objetivo fixar a conduta do contador, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe, se está de acordo com os padrões internacionais de ética da profissão contábil. O Código se aplica, também, às prerrogativas.

A audiência foi uma oportunidade de, também, divulgar o Código, que é fundamental para embasar e orientar o trabalho diário do profissional da contabilidade. Atualmente, alguns profissionais não estão cientes, no seu dia a dia, se determinadas ações ferem ou não o Código. De acordo com a gravidade, algumas ações podem levar à uma advertência reservada, uma censura e até mesmo a perda do registro. Por isso, o Conselho ressalta a necessidade de toda a categoria estar afinada com o Código de Ética da profissão.

O novo Código de Ética traz duas novidades: o Código de Defesa do Consumidor e as Normas Internacionais de Contabilidade. Durante o evento, foram apresentadas pelos participantes sugestões de alteração na redação de alguns dispositivos e complementações, que serão encaminhadas ao Conselho Federal de Contabilidade.

A minuta do novo Código de Ética Profissional do Contador (CEPC) está disponível desde o dia 24 de novembro, no site do CFC, para audiência pública. Até o dia 24 de fevereiro de 2018, os profissionais podem conhecer e opinar sobre o conteúdo que revoga a Resolução CFC nº 803/1996 – e alterações posteriores – e transforma o Código na Norma Brasileira de Contabilidade Profissional Geral (NBC PG) 01.