Exame de Suficiência para contabilistas bate recorde de inscritos

O Exame de Suficiência para profissionais contábeis mais uma vez bateu recorde, com aproximadamente 30 mil inscritos. A primeira edição do exame realizado em março de 2011 reuniu 16 mil inscritos e a segunda edição, que aconteceu em setembro, participaram quase 24 mil candidatos.

Essa realidade se refletiu no Piauí. Se em março de 2011 foram 253 inscritos, a quantidade de candidatos para a 1ª edição do Exame de 2012 dobrou com mais de 500 inscrições homologadas, sendo cerca de 480 para bacharel em Ciências Contábeis e quase 40 para técnico em contabilidade.

Como resultado desse aumento, o Exame de Suficiência para profissionais contábeis será realizado pela primeira vez na cidade de Floriano, que nas edições anteriores não atingiu a quantidade mínima de inscritos exigida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Além de Floriano, Teresina, Parnaíba e Picos sediarão as provas no Estado.

A aplicação do exame será realizada no dia 25 de março, das 8:30h às 12:30h (horário de Brasília), e o candidato deve comparecer ao local de prova com no mínimo 30 minutos de antecedência. As provas estarão compostas de 50 questões objetivas, abordando assuntos previstos no conteúdo programático e tem como o objetivo comprovar conhecimentos médios relacionados aos conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de bacharelado ou técnico em Ciências Contábeis.

A aprovação no exame de suficiência é obrigatória para obtenção de registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) desde o início de 2011, com o objetivo de garantir que os profissionais contábeis que estão entrando ou voltando ao mercado de trabalho possuem real conhecimento do conteúdo programático ensinado na graduação e nos cursos técnicos de todo o Brasil. “Essa é uma forma de valorização profissional, uma vez que habilita os profissionais a atuarem e é uma ferramenta ideal para o redirecionamento dos cursos e programas necessários às atuais exigências do mercado”, afirma o presidente do CRC-PI, Elias Caddah.

De acordo com a Resolução do CFC que regulamenta o exame, ele deve ser aplicado semestralmente em todo o Brasil para bacharéis e técnicos em contabilidade, que deverão atingir no mínimo 50% dos pontos possíveis. Na prova, são abordadas diversas áreas da contabilidade, como controladoria, auditoria e perícia, além de língua portuguesa, matemática, noções de Direito e Legislação e ética profissional.