Seminário Piauí Mais Simples acontece dia 15 de junho com apoio do CRC-PI

No dia 15 de junho acontecerá o seminário de alinhamento entre parceiros da REDESIMPLES, o Piauí Mais Simples, promovido pelo Sebrae, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI). O evento acontecerá no auditório do Sebrae, em Teresina, com o tema “Menos burocracia. Mais agilidade”.

O evento tem como objetivo debater com os parceiros da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Piauí (REDESIMPLES), importantes questões relacionadas à simplificação dos processos de abertura e legalização de empresas. Além de divulgar todas as ferramentas ofertadas pelo Sebrae no Piauí, com palestras e oficinas temáticas.

A inscrição é gratuita e pode ser feita através do site: https://goo.gl/r248Ec

A PARCERIA

Além do apoio do Sebrae, os empresários podem  solicitar a abertura, alteração e baixa de empreendimentos junto à administração pública e aos órgãos de licenciamento, em um único local sem qualquer custo.

Devido ao esforço conjunto do Sebrae e parceiros, trabalho que teve início em 2015, o Estado do Piauí conta hoje com mais de 90% de seus municípios operando com o Piauí Digital, sistema integrador estadual que aprimora e facilita o ambiente de negócios e a vida do empreendedor.

A gestão pública municipal piauiense teve importante ganho na medida em que automatizou seus processos, com emissão online de alvarás, incremento na receita do município e redução da informalidade.

Para as empresas com atividades de baixo risco, as licenças de funcionamento são concedidas imediatamente, sem burocracia. Para as atividades de alto risco, os empresários têm a oportunidade de receber orientações, agendar vistorias e regularizar o funcionamento junto aos órgãos licenciadores.

Os Microempreendedores Individuais também foram inclusos nesse processo de licenciamento das suas atividades econômicas, podendo realizar a consulta de viabilidade locacional através do Sistema Integrador Estadual.

PROGRAMAÇÃO:

07h30 – Credenciamento – Café da Manhã

08h00 – Abertura

08h30 – Palestra – A Lei Geral como Instrumento para Desenvolvimento dos Municípios – Mário Lacerda (Diretor Superintendente do Sebrae no Piauí)

09h00 – Palestra – Resultados do Projeto “Piauí Digital” –  Alzenir Porto (Presidente da Junta Comercial do Piauí)

09h30 – Palestra – Redesimples: Integração dos Processos de Licenciamento e Demais Atos de Licenciamento Visando a Simplificação de Processos – Edson Donagema (Anvisa Nacional)

10h00 – Palestra sobre Simplificação de Processos no Licenciamento Ambiental – Gizella Gomes – Assessora da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza- SEUMA.

10h30 – Palestra: “Desburocratização e Inovações Institucionais: O papel do governo e da sociedade civil” – Daniel Bogea (Diretor-Executivo do Instituto Desburocratizar – iDESB)

11h00 – Questões e Debates

INTERVALO PARA ALMOÇO

14h00 – Oficinas Temáticas:

• Oficina 01 – Vigilância Sanitária: Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária
  • Oficina 02 – Licenciamento Ambiental
  • Oficina 03 – Licenciamento no Corpo de Bombeiros
  • Oficina 04 – Teresina Digital – Tecnologia a Serviço da Desburocratização Municipal e Certificação Digital

14h00 – Oficina para Secretários Municipais: Desenvolvimento de Lideranças

14h00 – Oficina para Agente de Desenvolvimento: Sala do Empreendedor – Lugar de Relacionamento