Piauienses da área contábil se atualizam sobre implantação do eSocial

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) vem realizando uma série de cursos sobre o eSocial para os profissionais da contabilidade em vários municípios do território piauiense, entre eles, Parnaíba, Esperantina, Teresina, Pedro II e, por último, em Picos.

Nessa quinta-feira (28), cerca de 150 profissionais da contabilidade e áreas afins do município de Picos participaram do curso eSocial: teoria e prática, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Picos. O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, em parceria com a Fortes Tecnologia e apoio do BSSP.

O curso teve carga horária de cinco horas/aulas com o instrutor Elon Bezerra, que ministra vários cursos pelo Piauí sobre temáticas como o Simples Nacional e e-Social. O presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, acompanhou de perto os cursos e aproveitou para destacar essa ação de capacitação em prol do desenvolvimento da área contábil, que vem acontecendo em todo o território piauiense.

Presidente Josafam Bonfim

“Desde janeiro já percorremos mais de 14 mil quilômetros pelo estado do Piauí para levar conhecimento e atualizar os profissionais sobre a implantação desse sistema. Estivemos também em Oeiras, São Raimundo Nonato, Corrente, Bom Jesus, Floriano e Piripiri. Nosso foco é continuar com esse trabalho. Parabéns à dedicação de todos e a competência do nosso palestrante Elon Bezerra, que tem nos acompanhado nessa peregrinação por esse imenso estado”, diz.

Os participantes realizaram doações que serão entregues para as famílias carentes através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do CRC-PI. Também estiveram em Picos para acompanhar as atividades o diretor executivo do Conselho Pedro Evano; e a Gerente de Desenvolvimento Profissional, Gheysa Furtado.

“A partir deste próximo mês de julho, o eSocial iniciará a sua segunda etapa de implantação do programa destinada a todos os demais empregadores privados do país, incluindo micro e pequenas empresas e MEIs, na qual o processo de incorporação ao programa também se dará entre os meses de julho, setembro e novembro de 2018 e janeiro de 2019. Já para os empregadores públicos, o processo de implantação ao eSocial começa em janeiro de 2019 e segue até o mês de julho do ano que vem”, explica o diretor do CRC-PI, Pedro Evano.