Conselho Federal de Contabilidade disponibiliza nova ferramenta de acessibilidade

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou nova ferramenta de acessibilidade que derruba barreiras e facilita a acessibilidade de conteúdo no Portal da Transparência e acesso à Informação para pessoas com deficiência, em cumprimento a Lei n.º 12.527/2011 e Resolução CFC n.º 1.439/2013

A nova ferramenta é o do aplicativo Rybená Web, que está fixado no canto superior direito do Portal do CFC. Ele promove a inclusão social e o acesso à informação de maneira integradora e garante a todos acompanhar a prestação de contas do Conselho para a sociedade.

As pessoas com deficiência auditiva ou visual podem acessar o conteúdo através da tradução tanto para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) quanto para a voz (língua falada). Basta selecionar uma palavra ou trechos para que o texto escrito em Língua Portuguesa seja convertido para Libras ou para a voz.

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), Josafam Bonfim, essa nova ferramenta se trata de um grande avanço, que proporciona inclusão e maistransparência a todos os profissionais da área contábil. “Sabemos a importância de todos se atualizarem quanto às atividades dos Conselhos e informações da área contábil,principalmente a prestação de contas através do Portal da Transparência. Estamos muito satisfeitos com esse novo aplicativo, que veio para promover mais inclusão”, diz Josafam Bonfim.