CRC e CGE se reúnem com governador Wilson Martins

Reunião com o Governador do Estado

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), Elias Caddah, esteve reunido nesta quinta-feira (15), com o governador do Estado, Wilson Martins, e o Controlador Geral do Estado, Antônio Filho, além de representantes da OAB, CGU e outras entidades, para tratar da realização da Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (CONSOCIAL).

Na oportunidade, o representante da classe contábil apresentou ao Governador o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CRC em parceria com a CGE para que o Conselho participe de maneira mais efetiva das ações pela transparência pública, pedindo apoio e suporte do Poder Executivo Estadual para o desenvolvimento dos trabalhos.

Além disso, também foi tratada da situação em que se encontra a Junta Comercial do Piauí (JUCEPI), órgãos fundamental para o desenvolvimento do trabalho contábil e crescimento econômico do Estado e que necessita de maiores investimentos tanto em Teresina quanto no interior do Estado. O presidente Elias Caddah sugeriu que, provisoriamente, a JUCEPI utilize os postos da Secretaria Estadual de Fazenda nos municípios para dar mais agilidade aos processos.

Outro tema em pauta foram as condições dos profissionais contábeis que trabalham nas prefeituras municipais do Estado. De acordo com o controlador Antônio Filho, o Piauí já teve 51 cassações de prefeitos e a obrigatoriedade de concurso público para o cargo de contador das prefeituras seria uma forma de dar mais liberdade e segurança aos profissionais que fazem a contabilidade do poder executivo dos municípios.