CRC/PI empossa novos conselheiros e diretoria

Posse da nova diretoria do CRC-PI

Os novos conselheiros eleitos para o quadriênio 2012/2015 e a nova diretoria eleita para o biênio 2012/2013 do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI) tomaram posse na noite do último sábado (17) em uma solenidade muito prestigiada pelos profissionais contábeis, funcionários do órgão, delegados do órgão nos municípios do interior do Estado, familiares e amigos.

O ex-presidente Antônio das Neves deu início à solenidade que contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Dominguez Carneiro; o Controlador Geral do Estado, Antônio Filho; o deputado Estadual, Evaldo Gomes; o presidente do Sindicato dos Contabilistas do Piauí, José Lopes Castelo Branco; o presidente da OAB/PI, Sigifroi Moreno; o secretário de Estado da Fazenda, Silvano Alencar.

O diretor executivo do CRC-PI, Pedro Evano, foi responsável pela leitura do Termo de Posse, assinado pelo presidente eleito, Elias Caddah, que fez o juramento acompanhado pelos demais conselheiros eleitos comprometendo-se com o fiel cumprimento da legislação e com o desenvolvimento, dignidade e honra da classe contábil.

Na solenidade, o contador Josafam Bonfim Moraes Rego, como conselheiros de registro mais antigo no Conselho, fez a entrega do certificado a Elias Caddah, que repetiu o ato entregando o documento aos membros da nova diretoria com a seguinte composição: vice-presidente de Administração e Finanças, Josafam Bonfim Moraes Rego; vice-presidente de Fiscalização, Raimundo Nonato Agostinho Soares; vice-presidente de Controle Interno, Valtemar de Andrade Braga; vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Corsino Raposo Castelo Branco; e o vice-presidente de Registro Hudson Sousa de Melo.

Também receberam certificado os conselheiros suplentes eleitos Maria Solimar de Araújo Barbosa e Marcos Antônio Nepomuceno Feitosa. Na oportunidade, o ex-presidente Antônio das Neves agradeceu a Deus e a todos os que contribuíram nas suas duas gestões de 2008/2009 e 2010/2011 e como sugestão pede para sugerir paciência e humildade à nova diretoria.

O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, fez uma pequena explanação sobre a importância que a profissão contábil tem adquirido no Brasil e no mundo, sobre o papel de destaque que a contabilidade brasileira conquistou na América Latina e falou da confiança que tem na nova gestão do CRC-PI. “Eu desejo sucesso ao Elias, que, com sua inteligência e competência tem a capacidade de desenvolver uma gestão crescimento e grande valorização para a classe contábil”.

Em um discurso emocionado, o presidente empossado do CRC-PI, Elias Caddah, apresentou a todos os presentes uma pequena prestação de contas dos dois primeiros meses da sua gestão em que foram firmadas importantes parcerias como com a Secretaria de Fazenda do Estado, a Receita Federal, Controladoria Geral do Estado, Junta Comercial do Piauí e Tribunal de Contas do Estado.

O presidente destacou também algumas importantes iniciativas que já foram desenvolvidas pela diretoria que tem “o contabilista em 1º”, entre elas a criação do órgão consultivo chamado Conselho de ex-presidentes, a aproximação com as faculdades para incentivo da produção científica e fortalecimento do movimento estudantil e o pedido de suspensão do concurso da Assembléia Legislativa, por contemplar vaga aberta a outras profissões em funções exclusivas do bacharel em Ciências Contábeis.

“Tudo isso é um pouco do que já podemos demonstrar em retorno a confiança de um cada de vocês. Mas isto é só o começo. Queremos neste mandato honrar cada palavra e cada compromisso assumido e informar-lhes de cada uma de nossas realizações. Este é um caminho que já teve início e que não terá fim, porque será inesgotável e contamos com cada um de vocês, profissionais, estudantes e parceiros”, afirmou Elias Caddah.

A solenidade contou com a presença dos conselheiros piauienses do CFC, Gardênia Maria Braga de Carvalho e Joaquim de Alencar Bezerra Filho, e de representantes de outros conselhos regionais, sendo eles: o presidente do CRC-CE, Cassius Regis Antunes Coelho; o presidente do CRC-MA, Heraldo de Jesus Campelo; o presidente CRC-PE, José Eraldo Lucio de Oliveira; o presidente do CRC-SE, Aécio Prado Dantas Júnior; o vice-presidente de Controle Interno do CRC-MG, Edivaldo Duarte de Freitas; a vice-presidente do CRC-RJ, Vitória Maria da Silva; a vice-presidente de Administração e Finanças do CRC-RN, Halcima Melo Batista; o vice-presidente de Administração e Finanças CRC-ES, Carlos Barcellos Damasceno.

Essa é a 33ª gestão do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, que foi fundado em 1946 e representa 5.154 profissionais, entre contadores e técnicos em contabilidade, com o objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, promover o registro dos contabilistas e concorrer para a melhor formação e treinamentos dos profissionais, entre outros.

VEJA ÁLBUM DE FOTOS