CRC participa de lançamento da plataforma SESI Viva Mais

Publicado por Administrador CRC-PI em

Nessa quinta-feira (11), a plataforma SESI Viva+, voltada para gestão de saúde e segurança no trabalho (SST) e promoção da saúde, foi lançada oficialmente em solenidade promovida pelo Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI). A conselheira Gretha Anice marcou presença no evento representando o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI).

 

O evento, realizado na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), reuniu dezenas de empresários, presidentes de sindicatos patronais da indústria, representantes de entidades de classe e de instituições. O superintendente Regional do SESI, Mardônio Neiva, representando o presidente da FIEPI, Zé Filho, fez abertura da solenidade.

 

Na oportunidade, o gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria do Departamento Nacional do SESI, Emmanuel Lacerda, procedeu com o ato de lançamento da Plataforma SESI Viva+. Em seguida aconteceu a palestra “O eSocial no contexto da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Fator Acidentário de Prevenção (FAP) / Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP) Custos com Acidentes e Afastamentos Acidentários”, a cargo do médico do trabalho, escritor e consultor Gustavo Nicolai.

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“Acredito que a saúde e a segurança no trabalho em nosso estado ainda tem ficado em segundo plano, mas, com o eSocial, veio à tona a necessidade de estarmos preparados e saber como informar corretamente isso ao Governo Federal, sob pena de receber multas. É muito importante esse alerta e apoio do SESI aos empresários, assim como uma oportunidade de mostrar como reduzir custos e economizar dinheiro nas empresas”, disse a conselheira Gretha Anice, que é membro da Comissão Gestora Nacional e coordenadora do PVCC na região Nordeste.

 

“As empresas terão impactos financeiros positivos com o auxílio da ferramenta, já que a gestão se tornará mais eficiente e, consequentemente, reduzirá custos com a saúde, que já é a segunda maior conta, perdendo apenas para a folha de pagamento”, disse Emmanuel Lacerda durante a sua apresentação. Ele destacou, ainda, o quanto a Plataforma é importante para diminuir o “rombo’ da Previdência e o prejuízo das empresas, que pagam os 15 dias durante o afastamento do funcionário. São mais de 70 bilhões desperdiçados anualmente”, frisa.

 

Para o superintendente do SESI-PI, Mardônio Neiva, o Departamento Regional piauiense já tem feito muita coisa na área de SST. “São milhares de trabalhadores atendidos pelos diversos produtos que contemplamos em várias empresas dos mais diversos setores”, diz.

 

A ferramenta surge como uma das mais modernas soluções nessa área a partir da alimentação de um amplo banco de dados que ajudará os gestores na tomada de decisões. Um dos principais focos de atuação do SESI Viva+ é o apoio às empresas no atendimento a demandas legais relacionadas à SST e ao eSocial – sistema unificado do governo para envio de informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores.

 

A próxima etapa é implantar a plataforma nas empresas que contrataram o programa e seguir com a atuação integrada no âmbito regional e também nacional. O SESI Viva+ é uma nova solução que contribui na gestão dos processos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e apoia a redução dos custos com saúde, afastamentos e redução do risco legal na indústria.

Fonte: www.fiepi.com.br 

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