CRC-PI inicia 7ª edição do “Declare Certo” e presta serviços gratuitos à população
A 7ª edição do Declare Certo, projeto realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), em parceria com as instituições de Ensino Superior do Estado do Piauí, profissionais contábeis voluntários e conselheiros, iniciou nesta terça-feira (23). A iniciativa gratuita tem como objetivo tirar as dúvidas e orientar os contribuintes sobre o preenchimento correto da declaração de IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). A ação acontece na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, de 9h às 16h, até o dia 25 de abril.
A pensionista de 65 anos, Maria de Nazaré Viana Lustosa Melo, enquanto aguardava atendimento, disse que há quatro anos recebe atendimento do Declare Certo e revelou que depende desse serviço para fazer sua restituição, já que se enquadra no perfil de contribuinte para receber as orientações gratuitas. Ela destaca que a iniciativa deve continuar todos os anos, principalmente, para as pessoas idosas.
“Aqui temos o atendimento adequado, através dos profissionais e dos estudantes que nos ajudam bastante. Muitas pessoas idosas buscam esse atendimento. Sabemos do grande valor que um profissional contador tem para a sociedade, mas, infelizmente, muita gente não tem condições para pagar o serviço particular. Fico bastante grata a todos e que continuem sempre com o projeto”, diz a pensionista Maria de Nazaré.
O presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, esteve no primeiro dia de Declare Certo e aproveitou para ressaltar a importância do projeto na vida de cidadãos teresinenses e do interior do Piauí, há quase uma década, objetivando ajudar contribuintes com baixa renda na declaração do IRPF e com a doação de alimentos entregues no local para instituições sociais.
“O CRC-PI consolidou seu projeto Declare Certo, em parceria com as instituições de ensino superior e profissionais contábeis voluntários, ajudando milhares de pessoas a fazer corretamente seu imposto de renda. Aproveitamos para convidar a todos para a nossa Missa em Ação de Graças, alusiva à Semana da Contabilidade. Desejamos que todos os profissionais trabalhem sempre com ética, disciplina e honestidade, respeitando a profissão”, frisa o presidente e representante da classe Contábil no Piauí, Josafam Bonfim.
Para a professora Simonelly Valeria Dos Santos Melo, que é coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Clóvis Moura, a Semana da Contabilidade se trata de uma grande experiência para os alunos do 6º ao 8º período, voluntários no Declare Certo. “Já se tornou uma tradição. Estamos aqui para ajudar pessoas com rendimento anual de até R$ 45 mil, que não podem pagar um profissional ou não sabem declarar Imposto de Renda, além de fazer as declarações mais simples, como uma forma de prestar um serviço social à comunidade”, afirma.
A ação faz parte da Semana da Contabilidade, alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade, que será comemorado nesta quinta-feira (25). O atendimento ao público, além de esclarecer as dúvidas que surgem neste período de Declaração, com prazo até dia 30 de abril, ressalta também a importância da arrecadação e da fiscalização da aplicação do recurso arrecadado, através da utilização dos canais de acesso às informações públicas.