CRC-PI integra novo Sistema de Ouvidoria do CFC
O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) passou a integrar o novo Sistema de Ouvidoria integrado aos demais Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). A mudança foi realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), através da medida que atende às exigências da Lei n.º 13.460/2017 e Resolução CFC n.º 1.544/2018, com o objetivo de proporcionar o atendimento ao cidadão de maneira rápida e segura.
“São diversas vantagens que o Sistema de Ouvidoria pode proporcionar para a nossa classe contábil e para o bom funcionamento do Conselho. Dessa forma, podemos acompanhar melhor as manifestações recebidas e trabalhar para melhorar, cada vez mais, a nossa relação com o público contábil”, diz o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim.
O Regional tem como ouvidora-geral, a contadora e conselheira do CRC-PI, Gretha Anice Furtado Ribeiro, e como administradora do Sistema VOX, a gerente técnica do CRC-PI, Constança Maria Melo Diniz, conforme à Portaria do CRCPI nº 18/2019.
“Disponibilizamos também uma Urna de Manifestação, que fica localizada na recepção da nossa sede, para que não só de forma eletrônica, mas também de maneira presencial, o usuário aproveitar esse instrumento de valorização da cidadania, contribuindo para aprimorar o Regional e democratizar suas relações que necessitam de um órgão de classe para suas atividades”, destaca a ouvidora-geral, Gretha Anice.
Em agosto de 2017, o Plenário do CFC aprovou a Resolução nº 1.544, que regula a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, previstas na Lei n.º 13.460/2017, no âmbito do Sistema CFC/CRCs. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 21 de agosto de 2017 e tem a finalidade de garantir a existência de instâncias de participação e controle social, responsável por interagir com os usuários, com o objetivo de aprimorar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos pelos Conselhos de Contabilidade, garantindo os procedimentos de simplificação desses serviços.
As alterações permitirão que as Ouvidorias atuem de forma mais eficiente, elevando a qualidade de atendimento e melhorando os processos e serviços da entidade. O sistema já está funcionando no site CRC-PI, na parte da Ouvidoria conforme link a seguir: https://crcpi.org.br/novo/ouvidoria