CFC promove Videoconferência com Conselhos Regionais para discussão da PEC 108
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu, nesta terça-feira (30), uma Videoconferência com presidentes e conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade do país para tratar da Proposta de Emenda à Constituição 108/2019, que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais.
De acordo com o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, essa proposta está gerando inúmeros questionamentos devido à falta de clareza de alguns pontos, além de outros considerados pela maioria como negativos aos interesses da sociedade. “Por isso, estamos discutindo – com o Conselho Federal, com os demais regionais e com outros conselhos de classe – formas viáveis para que essa PEC não comprometa a eficiência e o objetivo da atuação dos conselhos de profissões regulamentadas que trabalham sempre em defesa da sociedade”, frisa.
Segundo Francyslene Abreu Costa Magalhães, vice-presidente do Setor de Fiscalização do CRC-PI, a sociedade é que sairá no prejuízo, pois os conselhos também são defensores dos interesses sociais. “O Conselho Federal de Contabilidade e os CRC’s de todo o país estão juntos nessa discussão, para que possamos aprofundar as questões e sermos ouvidos nesse tema tão importante para a sociedade brasileira”, ressaltou.
O vice-presidente de Administração e Finanças do CRC-PI, Carlos Lustosa Filho, acredita que a aprovação da PEC 108 da forma como está resultaria num caos para o país. “Não teríamos mais o controle das profissões, nem fiscalização. Todas as lideranças que fazem a profissão contábil devem se engajar fortemente para extinção ou modificação da PEC 108”, conclui.