CRC participa da etapa estadual da CONSOCIAL

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI) irá participar, nos dias 12 e 13 de abril, da etapa estadual da Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) que irá reunir os delegados eleitos em eventos realizados em municípios pólo do Estado com o objetivo de estabelecer diretrizes que promovam a maior transparência da administração pública. O evento acontecerá em Teresina e é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Todas as etapas preparatórias, assim como a nacional, são regulamentadas por um regimento interno, aprovado pelas respectivas comissões organizadoras, compostas por representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas, que prevê o número de delegados para cada etapa, os eixos temáticos que nortearão os debates e demais normas obrigatórias para a validação das conferências. Há também o texto-base da Consocial que, em caráter propositivo, também norteará os debates.

A Consocial foi criada a partir do pleito da sociedade civil de participar mais ativamente da criação das regras de gestão pública e foi proposta pela Controladoria-Geral da União. Na conferência nacional, que acontece em maio, em Brasília, serão analisadas propostas de todos os estados da federação e 80 serão escolhidas para serem aplicadas em nível de governo federal, criando o plano nacional de transparência e controle social.