CRC-PI adota atendimento diferenciado para concessão e atualização do Registro Profissional

Em virtude da limitação de movimentação e necessidade da manutenção do isolamento social para evitar a propagação do Coronavírus, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) adotou atendimento diferenciado para a concessão dos registros profissionais, bem como para sua atualização ou cancelamento.

Os pedidos também poderão ser recepcionados via e-mail, desde que encaminhados os documentos necessários.

De acordo com a presidente Regina Cláudia Pacheco, neste período de suspensão das atividades internas do Regional, não serão colhidas as digitais dos profissionais. “Dessa forma não serão expedidas carteiras de identidade profissional no modelo físico e nem no modelo digital. Todas as medidas de atendimento online para os pedidos de registro profissional também devem ser adotadas para o registro das organizações”, explica.

Todos os prazos que não puderem ser atendidos de forma eletrônica ficam suspensos até o retorno das atividades dos Conselho. Após a normalidade das atividades e retorno dos trabalhos na sede, os profissional serão chamados para concluir as informações, bem como a validação dos documentos apresentados, quando for o caso.

Confira as medidas adotadas:

1)      Concessão de registro profissional

Desde que atendidos todos os requisitos da norma, dentre eles a aprovação em exame de suficiência, a solicitação poderá ser via email. Os documentos devem ser digitalizados/escaneados de forma nítida. Neste momento, não há necessidade de autenticação e validação de “confere com o original” dos documentos encaminhados, pois os cartórios e os CRCs estão fechados e o atendimento será de forma remota.  Também, neste momento, não será necessário à exigência da digital no formulário, por falta de carimbo ou lâmina grafitada de posse do solicitante. Necessária foto, que pode ser obtida via celular.

Como, momentaneamente, não serão colhidas digitais do profissional, não serão expedidas carteiras de identidade profissional no modelo físico e nem no modelo digital.

2)      Alteração de Categoria

Os pedidos também podem ser recepcionados via e-mail. No entanto, o solicitante deve cumprir todos os requisitos da norma. Ex.: O Técnico em Contabilidade que deseja mudar a categoria para Contador deve ter aprovação em exame de suficiência, se concluiu o curso posterior a 14/6/10, bem como todos os documentos exigidos para essa finalidade.

3)      Alteração de Nome ou Nacionalidade

Os pedidos também podem ser recepcionados via e-mail, desde que encaminhados os documentos necessários.

Como, momentaneamente, não será possível colher a digital do profissional, não serão expedidas carteiras de identidade profissional no modelo físico e nem no modelo digital.

4)      Comunicação do Exercício Profissional em Outra Jurisdição

Os pedidos permanecem via sistema.

5)      Registro Transferido

6)      Cancelamento do Registro Profissional

As certidões de óbito podem ser recebidas por e-mail ou outra maneira adotadas pelo CRC.

7)      Baixa do Registro Profissional

8)      Suspensão e Cassação

Esses procedimentos seguem o tramite normal adotado pelo CRC.

9)      Restabelecimento de Registro