Categoria comemora o Dia do Profissional da Contabilidade
Para comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado nacionalmente no dia 25 de abril, o Conselho Regional de Contabilidade está realizando, durante toda a semana, uma série de atividades com a realização de palestras para alunos de Ciências Contábeis em faculdades do Piauí e Maranhão e com uma programação especial na manhã desta quarta-feira.
Num primeiro momento foi realizada uma missa em ação de graças, celebrada pelo padre Carlito. Em seguida, a Caixa Econômica Federal junto com o CRC lançaram um acordo habitacional especialmente voltado para profissionais contábeis, o Caixa Aqui Empresarial e o Caixa Melhor Crédito. Durante a comemoração, também foi realizada a aposição das fotografias dos ex-presidentes Josimar Alcântara de Oliveira e Antônio Gomes das Neves.
A comemoração contou com a participação dos conselheiros, funcionários e estagiários do CRC-PI, com profissionais contábeis e estudantes, gerentes de agências da Caixa Econômica e autoridades estaduais como o deputado estadual, Evaldo Gomes, e o secretário estadual de Educação, Átila Lira.
Ações do CRC-PI
Como a contabilidade é uma das profissões que mais se modifica com o surgimento das novas tecnologias, o CRC-PI vem procurando qualificar os profissionais e firmar parcerias com outros órgãos principalmente em busca de maior transparência na aplicação dos recursos públicos e no combate à corrupção.
Desde Janeiro quando iniciou a nova gestão do CRC-PI, já foram firmadas parcerias com SEFAZ-PI, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, Controladoria Geral do Estado, Junta Comercial do Piauí, OAB/PI, Ministério Público, Receita Federal e outros como o Tribunal de Contas do Estado, para o qual o CRC-PI defende a indicação de um conselheiro mais técnico e menos político.
A forte atuação do Conselho pode ser percebida através do número de participantes nos cursos, treinamentos e palestras realizados. Só em 2012, foram qualificados mais de dois mil profissionais e estudantes da contabilidade e áreas afins e meta é ultrapassar os nove mil até dezembro.
Outra ação que merece destaque é o pedido de suspensão do concurso público da Assembleia Legislativa por disponibilizar vaga para nível superior qualquer área em função típica do contabilista. A ação foi impetrada no Tribunal de Justiça e o Conselho aguarda também o posicionamento do Ministério Público sobre o caso.
5 comentários