CFC realiza reunião com os chefes de Fiscalização do Sistema

O vice-presidente de Fiscalização do CRC-PI Raimundo Nonato Agostinho Soares, a gerente técnica, Mardilene Cárcia Miranda Xavier, e o diretor executivo do CRC-PI, Pedro Evano de Melo, estão participando de uma reunião com os Chefes de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, com a finalidade de discutir temas importantes para a área, com destaque para a nova estrutura do Manual de Fiscalização.

Aprovado pelo Plenário do CFC por meio da Resolução nº 827/98 e já utilizado pelos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), o Manual de Fiscalização serve ao quadro de fiscais dos CRCs como um instrumento normalizador das ações voltadas aos parâmetros qualificados de fiscalização, enquadramentos e modelos de formulários.

Na pauta da reunião estavam discussões sobre os procedimentos fiscalizatórios definidos pelo novo Manual, especialmente em relação à perícia contábil, auditoria, adoção das normas convergidas de Contabilidade e ao perfil dos executores. Também serão abordados os conteúdos das Resoluções CFC nº 1.363/11 e nº 1.364/211 – que instituem, respectivamente, a Declaração de Habilitação Profissional (DHP Eletrônica) e a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore Eletrônica) – e analisados os ritos processuais referentes a denúncias.

Realizada pela Vice-presidência de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, a reunião também irá informou os participantes sobre os treinamentos da área a serem realizados ao longo de 2012.

Fonte: CFC