Profissionais da contabilidade ganham homenagem na ALEPI

Presidente do CRC-PI em seu discurso na Sessão Solene

A classe contábil recebeu nesta quarta-feira (16) uma grande homenagem da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), que realizou uma Sessão Solene pela passagem do Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado nacionalmente no dia 25 de abril. A proposição foi de autoria do deputado Evaldo Gomes e aprovada por unanimidade pelos demais Deputados.

VEJA ÁLBUM DE FOTOS (Fotógrafo: Raulino Neto)

A solenidade contou com a presença de grandes nomes da contabilidade no Piauí, com destaque para o contador e professor Francisco Steiner, além de representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), Sindicato dos Contabilistas (SINDCONT-PI) e Sindicatos das Empresas de Contabilidade (SESCON-PI).

Grande nome da contabilidade piauiense, Francisco Steiner (por: Raulino Neto)

Quem deu início à Sessão Solene foi o vice-presidente da ALEPI, deputado Ismar Marques, que convidou para compor a mesa de honra: o deputado Evaldo Gomes; o presidente do CRC-PI, Elias Caddah; o presidente do SINDCONT-PI, José Lopes; o presidente do SESCON-PI, Raimundo Nonato Filho; o conselheiro do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; o vice-presidente de Administração e Finanças do CRC-PI, Josafam Bonfim; o vice-presidente de Controle Interno, Valtemar Braga; o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Corsino; o vice-presidente de Registro, Hudson Melo; a conselheira do CRC-PI, Francislene Abreu Costa; e a contadora, Alea Borges.

Em seu discurso, o deputado Evaldo Gomes fez um breve relato sobre a História da contabilidade e falou da importância da profissão na vida pública do Piauí. Ao passar a presidência da sessão para Evaldo Gomes, o deputado Ismar Marques disse também se sentir homenageado com a solenidade por ser registrado no CRC-PI como técnico em contabilidade.

O conselheiro federal, Joaquim Filho, fez um panorama sobre a profissão contábil na atualidade ressaltando a importância que a contabilidade brasileira vem conquistando no cenário mundial. De acordo com o conselheiro, o Brasil conta hoje com mais de 500 mil profissionais, 75 mil organizações contábeis e cerca de 800 mil estudantes da área.

Em nome da classe, o presidente do CRC-PI, Elias Caddah, agradeceu a homenagem da Casa Legislativa e mostrou a importância da contabilidade para a gestão pública. “A contabilidade é um instrumento eficaz no combate a corrupção, desvios financeiros e desperdício do dinheiro público. É fundamental para transparência na aplicação de recursos públicos e fator de proteção da sociedade”, ressaltou.