Participe do Programa Agentes Locais de Inovação – ALI

Os profissionais da contabilidade são fundamentais para a conscientização dos empresários para a importância de participar dessa ação.

Os Caminhos da Inovação e da Sustentabilidade para as Micro e Pequenas Empresas é o tema do seminário que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/PI, realiza na próxima quinta-feira (14), em Teresina, como parte das ações do Programa Agentes Locais de Inovação, ALI, executado pela instituição.

O evento é destinado a empresários e empreendedores, dos segmentos da indústria, comércio e serviços, que querem inovar em seus negócios. O objetivo é difundir informações sobre estratégias de inovação.

Na programação do evento constam palestras sobre Sustentabilidade e Inovação nas Empresas, que será ministrada pelo engenheiro e consultor do Sebrae/PI, Antônio César Almeida; e sobre O que a Tecnologia da Comunicação e da Informação pode fazer pela sua Empresa, com o consultor Paulo César Coutinho.

Também serão realizadas palestras sobre Gestão da Inovação – A melhor alternativa para sua Empresa lucrar mais, com o consultor do Sebrae no Paraná, Hélio Gomes de Carvalho; e Usando Indicadores para o sucesso do negócio, com o engenheiro Dorian Luis Bachmann, pós-graduado em Gestão de Negócios e Marketing.

Uma mesa redonda sobre as ações do Programa ALI no Piauí e apresentação de casos de sucesso de empresas atendidas pelo Sebrae também farão parte da programação do seminário. Participarão da mesa redonda os proprietários da Lanchonete e Panificadora Doce Salgado, Pizzaria Nossa Casa e da empresa BIS.

O seminário contará ainda com a participação de representantes de universidades e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piaui (Fapepi), instituições que fazem parte da rede local de inovação.

Vale destacar que todo o atendimento realizado pelo ALI é gratuito.

O PROGRAMA

O programa Agentes Locais de Inovação tem como objetivo aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, por meio do incentivo e sedimentação da cultura da inovação; tecnologia e aplicação de soluções do Sebrae, parceiros e mercado, de acordo com as características de cada negócio. A instituição fecha parcerias locais para implementar o programa.

Com o apoio e supervisão de analistas do Sebrae, os ALI fazem visitas periódicas às empresas, propondo soluções em produtos, processos e gestão, além de capacitações. Os empresários também são incentivados a procurar o Sebrae para conhecer melhor os programas executados pela instituição, como Sebrae Mais e SebraeTec.

Atualmente no Piauí mais de quinhentas empresas são beneficiadas pelo projeto, em diversos segmentos: reparação de veículos e motos, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, lojas de gesso, vidraçaria, pedras ornamentais, metalúrgicas, madeireiras, depósitos de material de construção, oficinas de eletrônicos, e confecção e recuperação de estofados.

Para saber mais sobre o ALI, os interessados devem procurar a Unidade de Conhecimento e Tecnologia do Sebrae no Piauí, localizada no 1º andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046, Centro.

Fonte: Sebrae

Confira a programação: