Centenas de pessoas se reúnem em torno da Prestação de Contas Eleitorais

O Seminário atraiu muitos participantes

Cerca de 300 pessoas participaram do Seminário de Transparência na Prestação de Contas Eleitorais, realizado nesta quinta-feira (05), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento foi  promovido simultaneamente em todo o Brasil pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).

O Seminário é parte de uma Campanha Nacional que tem o objetivo de promover a legalidade na prestação de contas e transparência dos gastos apresentados nas campanhas eleitorais deste ano, estimulando a sociedade a acompanhar a arrecadação de receitas e a realização das despesas de candidatos, partidos políticos e comitês eleitorais.

Presidente do CRC-PI, Elias Caddah

Segundo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), Elias Caddah, o Piauí é o Estado recordista em número de participantes do Seminário. “Isso é uma prova do quanto nossa sociedade está madura e preparada para participar do processo eleitoral de maneira mais ativa. Nós que estamos aqui devemos ser multiplicadores do conhecimento que vamos adquirir para que tenhamos eleições cada vez mais limpas e justas”, afirmou Elias Caddah.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Daniel Carvalho Oliveira, ressaltou a importância da parceria entre contabilistas e advogados em torno das campanhas eleitorais. “Esse é o caminho que as duas instituições estão traçando para trabalhar por eleições mais transparentes e controladas. A fiscalização e controle da Prestação de Contas é um passo fundamental para a consolidação da Democracia”, ressaltou o advogado.

Membro da OAB/PI, Daniel Carvalho Oliveira

Durante a programação, o tema Eleições Municipais 2012 foi trabalhado em diversos aspectos. Num primeiro momento, a coordenadora de Controle Interno e Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral, Raquel Maria Ferro Nogueira, abordou a atuação da Justiça Eleitoral perante a fiscalização das eleições nos aspectos legais e contábeis.

Em seguida, a advogada Geórgia Ferreira Martins Nunes, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PI, exibiu a temática das eleições trabalhando as linhas gerais da Legislação Eleitoral, como Ficha Limpa, Condutas Vedadas, Convenções e Calendários.

E, para encerrar, a contadora e membro da Comissão de Estudos de Contabilidade e Controladoria no Setor Público do CRC-PI, Anléa Borges Sampaio, apresentou a resolução de Prestação de Contas, no que se refere à arrecadação e realização de gastos, conta bancária, recibo eleitoral, comitês financeiros, prazos, doações, suprimento de caixa, relatórios e demonstrativos.