Microempreendedores Individuais agora podem consultar pendências no novo aplicativo da Receita Federal
Os microempreendedores individuais (MEIs) já podem acompanhar suas pendências diretamente pelo aplicativo MEI, lançado pela Receita Federal. A versão 4.2.0 do app traz uma novidade importante: agora é possível verificar omissões na Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI) e subsídios do Sistema de Recolhimento em valores do Simples Nacional (SIMEI), como parcelas em futuras ou em atraso.
O aplicativo, disponível para download no Google Play e na App Store, oferece uma interface simples e prática. Além disso, conta com uma função que permite a geração de um único Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), facilitando o pagamento de débitos acumulados em diferentes meses. Para acessar a opção “Consulta Pendências”, o MEI deverá realizar o login utilizando suas credenciais.
Outro suporte relevante é oferecido pelo Sebrae, que auxilia os microempreendedores na regularização de suas obrigações fiscais. Com mais de 3 mil Salas do Empreendedor espalhadas pelo Brasil e a Central de Atendimento (0800 570 0800), o Sebrae está disponível para prestar o suporte necessário na utilização das funcionalidades do aplicativo.
Além da nova funcionalidade de consulta de pendências, o aplicativo MEI permite:
– Emissão de DAS para
– Envio de Declaração Anual (DASN-SIMEI);
– Sólico
– Consulta
O uso do aplicativo é mais uma medida da Receita Federal para simplificar a vida dos microempreendedores, garantindo que eles possam gerenciar suas obrigações de forma prática, inteligente e rápida.
Além do Sebrae, o microempreendedor poderá procurar um profissional habilitado para sua assessoria e regularização.
Fonte: Sebrae