Premiação e discussão sobre normas internacionais marcam encerramento de Convenção

Elane Santos e Luana Soares

Elane Santos e Luana Soares receberam premiação

Durante três dias, estudantes e profissionais da Contabilidade piauiense tiveram a oportunidade de assistir a palestras dos maiores nomes do setor no país. Paralelamente às atualizações, aconteceu um concurso de artigos científicos com a participação de estudantes piauienses e de outros Estados.

Nomes de relevância na área contabilista como José Maria Chapina Alcazar e Amaro Gomes ministraram palestras com temas atuais e responderam perguntas das centenas de pessoas que lotaram o auditório do Blue Tree Rio Poty Hotel entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí – CRC-PI, Elias Caddah mostrou-se satisfeito com a realização do evento e a participação da classe contábil. “Essa Convenção foi organizada pensando nos estudantes e nos profissionais, visando estreitar ainda mais a relação entre estes e o Conselho. Tivemos uma excelente participação da comunidade ligada a Contabilidade. Quem ganha com isso é a nossa classe”, afirmou Caddah.

No último dia de evento, o professor Amaro Gomes, Mestre em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Lancaster na Inglaterra, foi um dos destaques ao abordar a relação entre o trabalho do contador brasileiro e a adoção de normas internacionais de informação financeira. “A adoção desse tipo de normas é benéfica, pois traz ao país o acesso a uma contabilidade ainda mais moderna ao tempo em que credencia a atuação no mercado internacional”, explica.

Um dos diferenciais da Convenção foi a valorização da produção científica através de um concurso de artigos. Na categoria Sênior (professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação) as vencedoras do prêmio de R$ 2 mil foram Aline Silva, Alzenir Vargas e Adriana Mazzoneto.

As estudantes Luana Soares e Elane Santos foram as vencedoras da categoria Junior (estudantes). “A Convenção abriu um espaço muito importante para a iniciação científica. Realizar uma premiação para acadêmicos foi uma ideia inovadora. Acredito que os graduandos deveriam insistir na pesquisa para inovar”, avaliou a premiada Luana Soares, estudante do oitavo período do Curso de Ciências Contábeis da UESPI.