Doações para ações sociais podem ser deduzidas do Imposto de Renda. Saiba como proceder!
Na declaração de 2013, parte do IRPF devido pode ser destinada para fundos voltados a atender programas direcionados à infância e à adolescência, criados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O valor doado é restituído ao contribuinte.
Em Teresina, as doações realizadas contribuem com diversos programas, como “Ação Social Arquidiocesana” (ASA); “Liberdade Assistida”, “Juventude Empreendedora”; “Projeto Casa de Metara”; “Projeto Bola pra Frente”, entre outros.
Para Francyslene Magalhães, membro do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRC/PI, é importante que o contribuinte entenda o significado que sua doação alcançará. “Trata-se de uma boa oportunidade para colaborarmos diretamente com interessantes iniciativas envolvendo crianças e adolescentes das nossas cidades”, explica.
Os interessados em realizar a doação devem, utilizando a versão 1.1 do programa da declaração do IRPF/2013, seguir os seguintes passos:
(i) ao preencher a declaração completa, clique na guia Resumo da Declaração;
(ii) depois clique em Doações Diretamente na Declaração ECA; selecione o tipo de fundo: nacional, estadual ou municipal. Sendo municipal, aparecem as opções Teresina ou Castelo do Piauí (únicos regularmente cadastrados no CONANDA);
(iii) preencha o valor da doação (até 3% do IR devido);
(iv) em seguida, imprima o DARF gerado (guia imprimir – DARF- doação diretamente na declaração-ECA)
(v) efetue o pagamento até o dia 30 abril 2013.
Para mais informações, acesse o site da Receita Federal.
1 comentário
Os comentários estão fechados.