Ações entre CRC e Sebrae buscam qualificar classe contábil

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI) está tentando fortalecer a parceria já existente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (SEBRAE-PI). A aproximação foi estabelecida em uma reunião, nesta terça-feira (27), entre o presidente do Conselho, Elias Caddah, e o vice-presidente de Registro, Hudson Sousa de Melo, com o diretor superintendente do Sebrae, Mário Lacerda, e o diretor técnico, Delano Rocha.

Durante a reunião foram pensadas estratégias de valorização da classe contábil, de forma que os empreendedores possam encontrar no contabilista um profissional estratégico de consultoria para a empresa. Para tanto, entre outras ações, serão oferecidos cursos e treinamentos de empreendedorismo voltados para contadores e técnicos em contabilidade.

Para os gestores do Sebrae-PI, os contabilistas são um elo importante entre o órgão e as empresas, por isso essa aproximação com o CRC-PI é vista com uma importante estratégia para alavancar programas como o Empreendedor Individual, que busca a legalização de quem trabalha por conta própria, facilitando a abertura de conta bancárias, pedido de empréstimos e emissão de notas fiscais.

Segundo dados do Sebrae, os contabilistas são os maiores usuários da Central de Atendimento Empresarial – Fácil, um sistema que reduz a burocracia para simplificar os processos de abertura de empresas. Para dar ainda mais eficácia a essa Central ficou acertada uma nova reunião para aprofundar o estudo sobre a funcionalidade do sistema.