Alunos recebem diploma do treinamento para “Colaboradores do NAF”

Aconteceu, nesta quarta-feira (12), na Escola Fazendária, o encerramento do treinamento da “Capacitação Inicial para Colaboradores de Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)”, promovido, em conjunto, pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Teresina, Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí (SEFAZ), Secretaria Municipal de Finanças do Teresina e Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC).

IMG 0006 2

O NAF nasce como uma grande rede, aqui no Estado do Piauí, que vai trazer essa coesão social, aproximando as administrações tributárias dos órgãos envolvidos e das instituições de ensino, trocando esses conhecimentos relativos à área tributária, permitindo também que esses órgãos possam, na prática, vivenciar a prática tributária, e ainda prestar serviços à comunidade em torno de cada instituição de ensino. As pessoas vão poder buscar orientações fiscais e tributárias junto a esses núcleos”, explica o Delegado da Receita Federal do Brasil em Teresina, Eudimar Alves Ferreira.

IMG 0016 2

Na ocasião, ele também afirmou que pretende estender o projeto para outros municípios do Estado, a exemplo de Parnaíba e Piripiri.

IMG 0050 2

O Superintendente da Receita Estadual, Antônio Luiz Soares Santos, parabenizou os participantes do curso e agradeceu a parceria com todos os órgãos para o sucesso do NAF.

IMG 0056 2

O presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim Moraes Rego, também esteve presente no encerramento do treinamento e ressaltou que é muito importante ser qualificado em um curso como o do NAF. “E é com muito alegria que o CRC é parceiro de um projeto tão importante quanto este”, afirma Josafam.

IMG 0063 2

Para o coordenador do NAF na Secretaria de Finanças do Município de Teresina (SEMF), o Auditor Fiscal da Receita Municipal, Rammyro Leal Almeida, as pessoas capacitadas agora assumem uma grande responsabilidade junto à população. Ele também elogiou a integração entre os mais diversos órgãos e instituições permitida pelo NAF.  “Esse espírito de integração e colaboração entre os vários órgãos do fisco, a iniciativa privada e as instituições de ensino, é a principal característica do NAF. Juntos, compartilhamos estruturas, ações, plataformas e ações, em benefício da população”, afirma Rammyro.

IMG 0099 2

O treinamento para “Capacitação Inicial para Colaboradores de Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que teve carga horária de 45h, iniciou no dia 27 de março a 12 de abril. Participaram cerca de 25 alunos, sendo estudantes da Faculdade Santo Agostinho e da Universidade Federal do Piauí. Segundo o coordenador do NAF, professor Josimar Alcântara, a ideia é que as instituições de ensino, localizadas em diferentes partes de Teresina, atendam a contribuintes de diferentes bairros, complementando-se geograficamente.

Fonte: Sefaz