Associação de Contadores Públicos divulga tabela para cobrança de honorários contábeis no Piauí

A Associação dos Contadores Públicos do Estado do Piauí (ASCONPEPI) torna público um ato normativo que fixa os parâmetros referências de honorários contábeis, elaborada conforme a resolução 803/96 do Conselho Federal de Contabilidade.

Com vigência de dezembro de 2016 a novembro de 2017, a nova norma detalha as informações que devem ser tomadas como base para que os profissionais e as empresas contábeis fixem previamente o valor dos serviços por contrato escrito.

Entre essas informações estão o conhecimento, a capacidade, a competência do profissional e de sua equipe técnica; a atividade, a quantidade e complexidade dos serviços a serem executados; a tabela elaborada como parâmetro referencial para orientação dos profissionais da contabilidade pública na formação do preço dos seus serviços e a área de abrangência da atividade (contabilidade pública municipal para poder executivo, contabilidade pública municipal para poder legislativo e departamento pessoal).

De acordo com o presidente da ASCONPEPI, Francisco de Carvalho Silva, a tabela segue a variação em relação ao aumento do coeficiente de Fundo de Participação dos Municípios, que resulta, além de aumento de serviços, maior responsabilidade do profissional.

Francisco explica que é vedado, aos contabilistas, oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou concorrência desleal. “O código de Ética condena como desleal o profissional que, mesmo oferecendo preços acima da tabela, use de expedientes escusos para concorrer. O cliente fornecerá todos os dados e informações necessárias e demais materiais necessários para o bom desenvolvimento das atividades contábeis”, diz.

Ainda conforme o documento, o contabilista que tiver conhecimento de leigo exercendo trabalhos de contabilidade e do profissional que esteja acobertando deverá denunciá-lo, por escrito, à ASCONPEPI ou ao Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI). Nas transferências das responsabilidades de escrituração é obrigatória a assinatura do Termo de Transferência de Escrita.

“As tabelas têm como objetivo parametrizar os valores a serem cobrados nos honorários, mas, enquanto não conscientizarmos que devemos conhecer uns aos outros para discutirmos nossos problemas profissionais, jamais alcançaremos a valorização da classe tão almejada”, finaliza Francisco de Carvalho Silva.

Acesse: TABELA DA ASCONPEPI 2017