CFC faz balanço da eleição para conselheiros dos CRCs
POSTADO POR: COMUNICAÇÃO CFC
Por Maristela Girotto
Comunicação CFC
A ata da eleição para escolha de conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) foi lavrada neste dia 18 de novembro, após o encerramento da votação em todos os estados e no Distrito Federal. “O sistema eleitoral contratado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para votação exclusivamente por meio eletrônico, funcionou em perfeitas condições, garantindo a normalidade do processo”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e presidente da Comissão Eleitoral, Aécio Prado Dantas Júnior, sobre o pleito para a escolha de um terço dos conselheiros que compõem os plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e, também, em algumas unidades da Federação, para o preenchimento de vagas de mandato complementar.
A comissão eleitoral foi constituída pelo CFC pela Portaria nº 63, de 27 de abril de 2015, e conta com os seguintes membros: Aécio Prado Dantas Júnior (coordenador), Luis Mateus Grimm, Mário Rogério Marotta, Rodrigo Magalhães de Oliveira, Cesar Roberto Buzzin e João Dantas Junior.
Nesta eleição, foram incorporadas algumas novidades para facilitar a votação pelos profissionais, como o voto por meio de smartphones e com a utilização do e-CPF. “Tivemos a preocupação de organizar o processo eleitoral de forma que o maior número possível de profissionais pudesse participar”, destaca Aécio Prado.
No Brasil, houve o total de 350.289 votos, o que corresponde a 85,05% dos profissionais aptos a participar da eleição. “Esse percentual foi considerado bastante satisfatório”, declara o presidente da comissão eleitoral.
Conheça, a seguir, alguns dados registrados pelo sistema durante a eleição:
- Às 9 horas do dia 17, registrou-se o pico de 66.282 pessoas acessando a página da eleição em uma hora;
- Durante a votação, houve acessos no site vindos de 76 países;
- 6,83% dos acessos vieram de dispositivos móveis;
- Aproximadamente 8,5% dos votos foram por e-CPF – 30 mil votos.
Atendimento
Aécio Prado destaca que, durante o processo eleitoral, foi criada uma estrutura para atendimento aos profissionais que tivessem dúvidas ou encontrassem alguma dificuldade para votar. Foram instalados um email específico e uma linha telefônica, além de um serviço de chat no site da eleição (www.eleicaocrc.com.br). Esses canais foram abertos no dia 28 de outubro e permanecem em operação até 24 de novembro, em horário comercial – com exceção do e-mail, que pode ser enviado a qualquer momento dentro desse período.
Conheça alguns dados sobre os atendimentos:
Foram atendidas 1.651 chamadas telefônicas desde o início do processo. Desse total, 1.449 chamadas foram nos dias 17 e 18 de novembro;
Houve 7.651 atendimentos via chat, entre chamadas on-line e off-line, com índices de satisfação de 82% no primeiro dia de votação (17) e 87% no segundo dia (18).
Justificativa
O presidente da comissão eleitoral chama a atenção dos profissionais que não puderam votar – por estarem impedidos legalmente ou enfermos – para o prazo de justificativa de voto. “A justificativa deve ser feita no site da eleição, em campo específico, até o dia 19 de dezembro”, ressalta Aécio Prado.