Classe Contábil busca firmar parceria com Receita Federal

A classe contábil foi bem representada nesta terça-feira (31) em reunião com o Delegado da Receita Federal, João Batista Barros da Silva Filho. Estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Contabilidade – CRC/PI, Elias Caddah; o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Corsino; o vice-presidente de Controle Interno, Valtemar de Andrade Braga; o diretor executivo do CRC/ PI, Pedro Evano; além de representantes do SINDCONT e SESCON.

Dentre os temas tratados, estava a necessidade de melhoria no atendimento às empresas e profissionais contábeis que procuram a Receita Federal. Além das soluções oferecidas pelos contabilistas, o Delegado apresentou o projeto de instalação de um Terminal de auto-atendimento na sede da Receita, que deve entrar em funcionamento em fevereiro, com o objetivo de orientar e facilitar o uso dos serviços online da Receita Federal.

Também ficou acertada a elaboração de um calendário de cursos e treinamentos para qualificação dos profissionais contábeis. Para tanto, o CRC, SINDCONT e SESCON ficaram responsáveis por apresentar as principais demandas da categoria e a Receita Federal irá ceder palestrantes. Essa parceria visa dar seguimento ao processo de educação continuada do CRC e atingir as metas de educação fiscal da Receita.

Outro tema debatido na reunião foram os avanços atingidos pelo Grupo CONVERSAS (Conselho de Verificação de Atendimento à Sociedade) e participação dos órgãos representativos da classe contábil. O CRC e SESCON já possuem representantes e o SINDCONT também deverá, em breve, fazer parte do grupo.