Comissão da Mulher Contabilista do CRC-PI promove evento em comemoração ao Dia da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), por meio da Comissão da Mulher Contabilista do Piauí, realizou, nessa quarta-feira (14), o evento Encontro de Supermulheres, no Favorito Grill Contemporâneo.

Momento dedicado às contadoras, o evento contou com palestras da delegada coordenadora do Núcleo de Feminicídio da Polícia Civil do Piauí, Luana Alves, e da empresária, coach e escritora, Francy Carmen, que também fez uma sessão de autógrafos do seu livro “Sim, você pode”.

Segundo Janaina Melo, organizadora do evento, conselheira do CRC-PI e coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista, “o empoderamento das profissionais contabilistas dentro do mercado de trabalho tem avançado a cada dia, mas a mulher precisa ocupar ainda mais espaço. Precisamos conquistar mais lugares de liderança, a fim de que haja, de fato, uma igualdade de gênero em todos os ambientes”, afirma.

Assim como trouxe para o evento o depoimento em vídeo de mulheres contadoras que lideram a classe contábil em nível nacional para motivar as contadoras presentes. Enfatizando Vitória Silva, piauiense de Campo Maior, primeira mulher a assumir a presidência de um Conselho Regional, sendo esse o CRC-RJ; Márcia Alcazar que assumiu o CRC-SP, na gestão 2018-2019; Constança Carneiro Galvão que esteve à frente do CRC-BA, na gestão 2008-2011; Gardênia Carvalho, piauiense, primeira mulher do nosso estado que assumiu como Conselheira Federal; Dorgivânia Arrais, vice-presidente de Administração no CRC-PE e coordenadora do Projeto Mulher, e em 2019, sediará o XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista; e Ana Tércia, que assumiu a presidência do CRC-RS, na gestão 2018-2019. “São mulheres que são fonte de inspiração para a toda a classe contábil”, pontua Janaína Melo.

A escritora Francy Carmen, que em seu livro “Sim, você pode”, fala sobre reflexões e atitudes que culminam em resultados positivos, destacou a importância da união entre as mulheres. “É essencial que nós estejamos unidas e que sejamos mais colaborativas umas com as outras e que essas supermulheres vibrem com o sucesso das outras, destaca.

Responsável pela investigação de casos de feminicídio no Piauí, a delegada Luana Alves, ressaltou a presença do machismo na sociedade e dados alarmantes sobre a violência contra a mulher. “As mulheres são vítimas da violência em razão do contexto cultural machista e patriarcal em que estão inseridas. Elas não estão morrendo por motivos fúteis ou torpes, como antes o crime era tipificado, mas estão morrendo simplesmente por serem mulheres”, frisa.

Joaquim de Alencar Bezerra Filho, piauiense, vice-presidente de Políticas Institucionais do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), esteve presente e destacou o poder da mulher enfatizando que nos novos registros de profissão constarão a designação do feminino “contadora”, corrigindo um erro histórico ao referir-se às profissionais como “contador”. Assim como a reformulação do Projeto Mulher em nível nacional.

O presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, esteve presente no evento e enfatizou o engajamento do Conselho em contribuir para cada vez aumentar a participação das mulheres na política de classe. “Um marco da nossa atual gestão foi ampliar a participação das mulheres como conselheiras. Hoje, nove mulheres compõem o Conselho Regional de Contabilidade e a nossa meta é, ainda, alcançar a paridade”, frisa.

Também prestigiaram o evento o vice-presidente de Registro, Hudson Melo, e as conselheiras Adriana da Graça, Bruna Neves, Francyslene Abreu e Gretha Anice.