Comissão Eleitoral do CRC-PI planeja ações para segundo semestre

Os membros da Comissão Eleitoral do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI) se reuniram, na última sexta-feira (27), na sede provisória do CRC-PI, com o presidente Josafam Bonfim e o diretor-executivo Pedro Evano, para discutirem as ações e planejamento da agenda do ano de 2018.

Entre as pautas da reunião, foi discutido a realização de novos cursos para a área de contabilidade eleitoral, apoiando a missão do Sistema CFC/CRCs, através da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que iniciou os trabalhos de capacitação dos profissionais da contabilidade nas prestações de contas eleitorais para as eleições de 2018.

O presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, fala sobre os projetos para área da contabilidade eleitoral no Piauí. “Esse trabalho apoia a missão institucional do Sistema CFC/CRCs. O CRC-PI vai participar do processo, com treinamentos e orientações aos profissionais piauienses sobre a prestação de contas eleitoral. A nossa comissão eleitoral tem os melhores profissionais do estado na área”, afirma.

A gerente-técnica e membro da Comissão Eleitoral do CRC-PI, Constança Diniz, explica que eles pontuaram as principais atividades e planejamento. “Vamos propor um debate técnico com o TRE-PI, para tratar a princípio de temas específicos, que dispõe   sobre   a   arrecadação   e   os   gastos   de recursos por partidos políticos e candidatos e sobre a prestação de contas nas eleições. Também um encontro com a comissão eleitoral da OAB-PI para a elaboração de diretrizes com a comissão eleitoral.  Além disso, vamos promover cursos em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba”.

“A prestação de contas eleitorais garante transparência e legitimidade sobre os recursos e gastos que foram realizados pelos candidatos durante a campanha. A medida é uma maneira de mostrar aos eleitores a transparência nas eleições. É importante lembrarmos que agora é obrigatório a assinatura do contador nessa prestação de contas eleitoral. Pois com as mudanças na legislação eleitoral ocorridas para este ano, os profissionais de Contabilidade têm papel fundamental no processo de prestação de contas eleitoral”, frisa o presidente Josafam Bonfim.