Confira as palestras e currículos dos palestrantes do Seminário DOAR

O Seminário DOAR em Teresina será realizado nesta quarta-feira (13), das 8h às 17h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento tem como tema Prestação de Contas das Entidades do Terceiro Setor (Fundações) e Orçamento Familiar e Controle Social do Estado do Piauí.

No total, quatro palestras irão abordar a temática. Confira a programação:

9h30 – Palestra Voluntariado da Classe Contábil Brasileira
Palestrante: Gardênia Maria Braga de Carvalho – Contadora e Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade. Mestre e doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, professora efetiva da Universidade Federal do Piauí, curso de Ciências Contábeis; auditora fiscal da Fazenda Estadual do Piauí, membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade; coordenadora nacional do Programa do Voluntariado da Classe Contábil; autora do livro Contabilidade Ambiental: Teoria e Prática.

10h45 – Palestra Prestação de Contas das Entidades do Terceiro Setor
Palestrante: José Antonio de França – Contador, mestre em Administração Contábil e Financeira, doutorando em Ciências Contábeis. Professor do departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB), auditor independente. Foi presidente do CRCDF – na gestão 2000/2001 e presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade – 2006/2009.

14h – Palestra Orçamento Familiar e Controle Social
Palestrante: José Carvalho da Silva Neto – Contador, pós-graduado em Contabilidade (PUC-MG), MBA Executivo em Gestão Pública (FGV-SP), MBA em Contabilidade Aplicada ao Setor Público (UCB-DF), curso de acesso ao Doutorado em Economia Pública e Regulação (UAL- Portugal/ Cursando), Diretor-Geral do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (1990-94), consultor do Ministério Público do Estado Piauí (2003), professor de graduação e pós-graduação, Integrante da Comissão do Projeto DOAR do CFC, coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade e Controladoria no setor público do CRC-PI.

15h45 – Palestra As Fundações e Entidades de interesse social: aspectos contábeis e jurídicos
Palestrante: Leo Charles Henri Bossard II – Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, exerceu a advocacia empresarial, foi Defensor Dativo na 5ª Região da Justiça Federal, Procurador do Conselho Regional de Engenharia Civil, Arquitetura e Agronomia – CREA e do Conselho Regional de Economia CORECON. Titular da 3ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Fortaleza, trabalhando no Núcleo de Defesa do Patrimônio Público; Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Registros Públicos, Fundações e Entidades de Interesse Social – CAOFURP; e Secretário Executivo das Promotorias de Justiça Cíveis da Comarca de Fortaleza. Aperfeiçoamento em Ética e Filosofia do Direito e Especialização em Direitos Difusos e Coletivos. Autor do livro “As Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior: uma Análise Conceitual e Histórica”. Professor, em pós-graduação, de Direito Imobiliário. É membro fundador e atual Presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social – PROFIS