Contadores recebem orientações sobre novas regras para prestação de contas eleitorais durante seminário

A Comissão da Mulher Contabilista do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI) realizou, nesta quinta-feira (4), o Seminário Prestação de Contas Eleitoral no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O evento apresentou as recentes alterações introduzidas pela Lei nº 13.165/2015, relativas às finanças e contabilidade partidária, e às regras que serão aplicadas nas eleições municipais. Os participantes  também foram orientados sobre os aspectos eleitorais, jurídicos e contábeis que envolvem a Prestação de Contas e as eleições 2016.

A coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista, Janaína Moura, destacou que a realização do seminário atende às necessidades da sociedade, que se mobiliza para as eleições de outubro e, ao mesmo tempo, promove um ato solidário, ao recolher latas de leite no ato da inscrição para o evento.

“Além de atender às exigências constantes e mudanças na legislação, estamos trabalhando, também, o lado social, idealizando e fazendo projetos que possam agregar valor à classe contábil, uma vez que as atividades da comissão da mulher sempre estarão atreladas ao lado social como objetivo final.  E foi pensando no momento atual que escolhemos esse tema, pois assim o publico é qualificado ao mesmo tempo em que arrecadamos o leite que será doado para a instituição AMHOR”, explica Janaína.

De acordo com o presidente do CRC, Josafam Bonfim, há 14 anos o Conselho Federal de Contabilidade  desenvolve um trabalho intenso pela conscientização da importância do profissional da contabilidade junto às prestações de contas eleitorais, principalmente para o controle e da transparência em busca de “eleições limpas”.

“Nestas eleições de 2016, não será diferente, sobretudo diante do cenário de turbulências em diversas áreas da economia, das instituições e das empresas. Neste ano, o contador deve se atentar às novidades implementadas, para evitar que qualquer inconsistência dos dados prejudique o candidato. Além disso, a ação eficiente do contador torna o processo mais democrático e transparente e permite que o cidadão acompanhe de perto e até questione os gastos de seu candidato, dando mais respaldo ao voto”, diz.

Representando o Tribunal, a  chefe de Controle Interno do TRE, Raquel Ferro, chamou atenção para o papel de fiscalização do Tribunal e a importância dos contadores orientarem os candidatos para a realização de uma campanha limpa. “Hoje, podemos dizer que as campanhas são ecológicas devido aos limites de gastos impostos e o candidato vai ter que usar da sua criatividade para lidar com isso. Porque a Justiça Eleitoral vai estar do outro lado fiscalizando e trabalhando para podar esse nocivo instrumento que é possível caixa dois, fazendo dessa campanha um marco para os contadores e para nós da Justiça Eleitoral”, ressalta.

O evento também contou com a participação de Eduarda Mourão, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB e Delano Câmara, Auditor e Conselheiro Substituto do TCE e diretor da Escola de Contas.

Para ver mais fotos acesse o nosso Flicker

Categorias: Destaques