Contribuintes podem doar 6% do imposto de renda para projetos sociais até 31 de dezembro

Dezembro está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de ajudar crianças e adolescentes do Piauí com parte do valor deduzido do Imposto de Renda (IR). Até o último dia útil do ano, os contribuintes podem destinar até 6% do IR a ser pago ao governo para o Fundo da Criança e do Adolescente e contribuir com a implementação das políticas públicas voltadas para esse público.

Para destinar esse percentual, o contribuinte deverá optar pela declaração completa e calcular a doação de acordo com o total do IR devido. Para pessoas jurídicas, tributadas pelo Lucro Real, a porcentagem permitida é de 1% do Imposto de Renda devido.

Esse tipo de doação não oferece risco para o contribuinte e ajuda milhares de pessoas, uma vez que parte do dinheiro que seria pago ao Governo na forma do imposto será utilizado por entidades beneficentes e fundos. Essas entidades aplicam os recursos em projetos sociais que promovam e defendam os direitos da população infanto-juvenil e são administrados pelos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente.

Através de parceria firmada com o Ministério Público Estadual, o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Piauí e a Secretaria do Estado da Assistência Social e Cidadania, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) atua na conscientização do contribuinte sobre a opção pela doação de recursos aos Fundos Estadual e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

De acordo com o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, o incentivo às doações ao Fundo é realizado pelo Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), do CRC-PI, que é responsável pela divulgação junto à classe contábil e aos contribuintes.

“Além de auxiliar na capacitação de contabilistas, técnicos e membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre a captação e gestão de recursos do Fundo, trabalhamos também com a realização de campanhas de conscientização e incentivo às doações dedutíveis do imposto de renda aos Fundo do Direito da Criança e do Adolescente e exercendo, assim, sua responsabilidade social”, explica Josafam Bonfim.