CRC-PI atua em Campanha de Combate à Corrupção

Presidente da OAB/PI, Sigifroi Moreno e vice-presidente do CRC-PI, José Corsino, durante lançamento da Campanha

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), José Corsino, participou na tarde desta segunda-feira (04) do lançamento da Campanha de Combate à Corrupção, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PI). O Conselho é parceiro da iniciativa que tem o objetivo de garantir a fiscalização das eleições municipais deste ano.

Dentre as iniciativas da Campanha, destaca-se a criação da Comissão de Direito Eleitoral, que passa a funcionar de maneira permanente no âmbito da Ordem, realizando um trabalho de difusão das normas eleitorais em todo o Estado, com a realização de Seminários, além de ter um papel fiscalizador durante as Eleições de 2012, com o objetivo de garantir a lisura do pleito. Além disso, o eleitor passa a contar com um Disque Denúncia, através do número (86) 2107 5841, que será acompanhado pelas Comissões de Direito Eleitoral e de Combate à Corrupção.

Outro ponto importante dessa iniciativa é a criação, em parceria com o Ministério Público Estadual, dos Comitês de Combate à Corrupção Eleitoral na sede da OAB-PI e Subsecções. A estrutura viabilizará o recebimento, seleção e encaminhamento de denúncias relativas à corrupção eleitoral de todas as regiões do Estado, visando ao combate eficaz e unificado dessa prática.

A participação do CRC-PI nessa campanha é um demonstrativo das ações que vem sendo desenvolvidas pelo Conselho, em especial, das parcerias que vem sendo estabelecidas com diversos órgãos e instituições no sentido de garantir mais transparência na aplicação dos recursos públicos.

Entre as ações estão: a defesa da obrigatoriedade de concurso público para o cargo de auditor dos órgãos públicos municipais e de se dar um caráter mais técnico ao Tribunal de Contas do Estado, além dos cursos sobre contabilidade pública que serão oferecidos especialmente para advogados e funcionários do Ministério Público Estadual, que estarão mais qualificados para exercer a fiscalização sobre as instituições.