CRC-PI discute implantação de Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal no Estado

ee

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Elias Caddah, participou de reunião, nesta sexta-feira (17), para dialogar com diversas instituições sobre a implantação de Núcleos de Apoio Contábil Fiscal (NAF) em universidades e faculdades do Estado. A reunião aconteceu na sede da Receita Federal em Teresina.

“O NAF objetiva capacitar os alunos para atendimento aos contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sobre os mais diversos assuntos relacionados à questão fiscal, onde os facilitadores são Auditores da Receita Federal”, diz o delegado da Receita Federal do Brasil em Teresina, Eudimar Ferreira.

Para o vice-presidente do CRC-PI, Elias Caddah, a sociedade, instituições e órgãos de classe, como o Conselho Regional de Contabilidade, serão beneficiados com essa iniciativa, que acontece em todo país.

“O Sistemas CFC/CRCs já vêm dando sua contribuição ao estimular a implantação dos núcleos, em parceria com Receita Federal, por meio de um guia que orienta esta implantação. Anualmente, no período da declaração do imposto de renda, também desenvolvemos, em parceria com a Receita Federal, o projeto Declare Certo, que auxilia e orienta contribuintes sobre a declaração do Imposto de Renda. Os NAFS vêm a ser uma extensão desses projetos que funcionarão de forma mais permanente, portanto, a participação do CRC é de fundamental importância”, complementa o vice-presidente.

O próximo passo será a assinatura de Convênio e/ou Termo de Cooperação entre esta Delegacia e as Instituições de ensino superior presentes na reunião, bem como definição de cronograma para implantação do NAF, com a capacitação dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis para que estes passem a orientar e a prestar o autoatendimento aos Contribuintes nos seus Escritórios Modelos nas respectivas comunidades acadêmicas.

Estiveram presentes na reunião, representantes de faculdades e universidades piauienses, da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ-PI), da Secretaria de Finanças de Teresina, dentre outros órgãos.