CRC-PI discute interesses profissionais em fórum de Conselhos e Ordem de classe

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, Josafam Bonfim, o diretor-executivo, Pedro Evano, e mais 29 representantes de Conselhos e Ordem de classe com atuação no Piauí, participaram, nesta sexta-feira (23), na sede da Ordem dos Advogados Secção Piauí, do I Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Piauí.

IMG_3286A intenção do encontro foi compartilhar experiências e debater questões administrativas comuns às entidades e de interesse da sociedade, entre elas as falhas no sistema de Ensino à Distância (EAD), inadimplência, fiscalização, piso salarial, gestão e transparência no âmbito do Tribunal de Contas da União.

Na oportunidade, Josafam Bonfim chamou a atenção dos presentes para as dificuldades do Conselho em pagar as custas de protestos ainda no início da ação. O tema foi amplamente debatido e, como deliberação, ficou encaminhada a formação de uma comissão para discutir junto ao Instituto de Protestos do Estado do Piauí a possibilidade de reduzir os custos dos protestos e postergar para o fim do processo a cobrança das custas.

IMG_3270“Na maioria dos estados brasileiros essas custas são pagas no final do processo. Mas, no Piauí, temos essa problemática que onera bastante a nossa entidade, que já tem uma limitação de orçamento e depende da diminuição da inadimplência”, frisa Bonfim.

De acordo com o presidente da OAB, Chico Lucas, o encontro busca fortalecer as ações dos Conselhos e entidades de classe e fomentar suas ações consultivas junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Precisamos nos unir, pois aqui mais de 100 mil profissionais estão sendo representados. Nossa intenção é melhorar cada vez mais a operacionalização dos serviços e o atendimento aos profissionais dessas categorias à sociedade”, afirma Chico Lucas.

Nesta primeira reunião, a partir dos principais temas debatidos foram formadas comissões para serem deliberadas as ações coletivas.