CRC-PI e Ministério Público elaboram convênio para fortalecer parceria

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI) visitaram na manhã desta quarta-feira (18) o Ministério Público, com o objetivo de viabilizar parcerias entre os órgãos. O presidente, Elias Caddah, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Corsino, e o diretor executivo, Pedro Evano, foram recebidos pela procuradora-geral, Zélia Saraiva e pelo contador Raulino Filho, coordenador do Controle Interno do MP.

O mandado de segurança impetrado pelo CRC-PI no Tribunal de Justiça pedindo a suspensão do concurso público da Assembleia Legislativa foi um dos temas tratados na reunião e ficou acertado que o Conselho irá notificar o Ministério Público para que esse se pronuncie sobre a ação que pede a ilegalidade do certame, por disponibilizar vagas para nível superior qualquer área para desenvolver atividade típica de contador.

Na ocasião também ficou acertada a realização de um convênio entre CRC-PI e MP visando uma assistência contábil aos promotores públicos nas ações de fiscalização promovidas em empresas e órgãos públicos, através, principalmente, da Comissão de Estudos em Contabilidade Pública do Conselho e o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

O convênio prevê ainda a realização de cursos e treinamentos em parceria entre os órgãos, realizando uma troca de informações e conhecimentos entre profissionais contábeis e membros do Ministério. A pedido da procuradora Zélia Saraiva, o CRC-PI irá promover um curso sobre contabilidade pública voltado para os promotores. Além disso, foi feito um convite para que o MP participe do Seminário DOAR (Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos), que será realizado no dia 30 de maio, em Teresina.