CRC-PI fará capacitações em parceria com Jucepi

A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí, Alzenir Porto, acompanhada de equipe da Jucepi, visitou o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), nessa terça-feira (11), onde foi recebida pela presidente do conselho, Regina Pacheco. A visita teve como objetivo conhecer a nova diretoria do CRC e propor parceria para a realização de treinamentos à classe contábil sobre o registro empresarial e a operacionalização do sistema on-line Piauí Digital.

A presidente Alzenir Porto apresentou relatório que aponta o número alto de processos em exigência (mais da metade dos processos analisados no ano de 2019) que preocupa a direção da Junta Comercial.

“O Piauí Digital foi um grande avanço para a celeridade dos serviços da Jucepi. No entanto, temos constatado o número alto de processos que são colocados em exigência devido a erros que poderiam ser evitados pela leitura atenta dos instrumentos, e à desconformidade com a legislação que está em constante atualização. Isso prejudica a produtividade da Junta Comercial e das empresas, haja vista o retrabalho para analisar o mesmo processo”, explica Alzenir Porto.

A presidente da Jucepi lembrou o sucesso da parceria com o CRC na realização de treinamentos no lançamento do Piauí Digital e na implantação do certificado digital. “Agora a nossa meta é trabalhar, mais uma vez em parceria com o conselho, em cursos voltados para as exigências mais frequentes nos processos. Acredito que será um grande sucesso e convido a classe contábil a participar, tendo vista que o conhecimento é investimento”, comentou a gestora.

A presidente do CRC agradeceu a visita da equipe da Jucepi e afirmou que a parceria é importante para melhorar os processos. “Sabemos que a Junta Comercial em questão de tempo é uma das que menos demora para abrir empresas e isso é muito bom para o Piauí e, inclusive, é reconhecida nacionalmente. Foi gratificante ter recebido a Alzenir e sua equipe e a parceria é fundamental para realizar os cursos e minimizar os erros que acontecem, seja de sistema ou de preenchimento de ficha cadastral do lado dos nossos profissionais, e tirando dúvidas também”, declarou Regina Pacheco.

Em breve, a Jucepi e o CRC divulgarão os temas e as datas dos cursos que serão realizados na capital, no interior do estado e ainda transmitidos pela internet.

Do CRC, estavam presentes a vice-presidente de Administração e Finanças, Salvina Veras; o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Josias Portela; e a diretora executiva Gheysa Furtado. Participou também o presidente da Associação de Contadores e Técnicos em Contabilidade do Estado do Piauí (Ascontepi), Marcelo Leal.

Da equipe da Jucepi, participaram a vice-presidente Simone Senise; a secretária-geral Isabela Barbosa; a diretora de registro de empresas Gelzuita Melo, a coordenadora do Piauí Digital, Lorena Dantas; o coordenador de TI Rafael Oliveira; o assessor especial da presidência Monteiro Júnior.

Fonte: Ccom