CRC-PI orienta profissionais contábeis sobre Decore
Uma abordagem dinâmica sobre questões referentes a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – Decore, foi realizada durante curso promovido na última quinta-feira (30) no Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI).
Durante a palestra “Decore Eletrônica: Sistema, Legislação e Obrigatoriedade”, a contadora Constança Melo Diniz esclareceu que o documento é parte da rotina da atividade contábil, exigindo atenção e cumprimento minucioso de regras. “No que tange as atualizações, o contabilista deve observar que as fiscalizações estão sendo ainda mais rigorosas”, analisa.
Nesse contexto, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí se coloca como entidade que promove atividades voltadas a qualificação e capacitação de profissionais e estudantes da área contábil.
Constança reforça essa função do Conselho ao afirmar que o mesmo não visa penalizar os profissionais da área. “A função do Conselho não é punir e, sim, orientar. As penalizações acontecem pelo descumprimento de regras que são importantes. Assim, o CRC busca esclarecer dúvidas sobre a Decore, justamente, para que haja a diminuição de processos relativos a esse documento”, explica.
A Decore é um documento contábil que comprova informações sobre percepção de rendimentos, em favor de pessoas físicas em determinados períodos. Trata-se de uma declaração, que possui fé pública, emitida apenas pelo Profissional Contábil.
Profissionais de outros municípios estiveram presentes a palestra. Essa foi a segunda vez que o Conselho promoveu palestra sobre Decore em 2013.