CRC-PI promove capacitação sobre eSocial em Teresina

Visando apresentar uma visão completa do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), incluindo o detalhamento do leiaute, os principais impactos nos processos das empresas e dicas de como fazer a implantação do sistema com sucesso, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) promove, durante toda esta sexta-feira (16), o curso “eSocial em Detalhes”.

Segundo o vice-presidente Carlos Lustosa, que no evento representa o presidente do Conselho, Josafam Bonfim, o eSocial visa consolidar todas as informações das empresas como férias, folha de pagamento, rescisão, admissão, entre outros dados, de forma online. “Desse modo, a Receita Federal, INSS e Ministério do Trabalho passam a ter conhecimento de todas as operações das empresas. Por meio dele, pretende-se reduzir custos, processos e tempo gastos hoje com a administração de informações relativas aos trabalhadores”, explica.

A capacitação acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e reúne cerca de 300 participantes, entre estudantes e profissionais de contabilidade.

De acordo com o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-PI, José Corsino Castelo Branco, a primeira fase da implantação do eSocial teve início no dia 1º de janeiro, mas a maioria das empresas deverá estar preparada até julho deste ano e é necessário que os profissionais contábeis estejam atualizados em relação às mudanças que vão ocorrer.

“O eSocial exige que as empresas estejam cada vez mais organizadas e como o profissional contábil está intimamente ligado à organização e ao controle de informações das empresas, é uma preocupação do CRC-PI promover capacitações como essas para que os profissionais tenham as informações necessárias para a implantação do eSocial. É por isso, também, que estamos percorrendo diversas cidades do Piauí com cursos sobre Reforma Trabalhista, eSocial e o Simples Nacional, que a partir de janeiro passou por uma série de mudanças”, explica o conselheiro.

Com as inscrições, foram arrecadados em torno de 350 latas de leite, que serão doadas a instituições sociais, por meio as ações da Comissão Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC). Participaram do evento, os conselheiros Hudson Melo, Carlos Lustosa, Salvina Veras, Janaína Moura; o diretor executivo, Pedro Evano e a gerente de Desenvolvimento Profissional, Gheysa Furtado.

Confira a agenda dos próximos cursos:

17 de fevereiro – Floriano

Minicursos: “As alterações no Simples Nacional 2018” e “eSocial: Como se preparar para sua implantação”

Local: Sindicato dos Empregados do Comércio de Floriano

Inscrição:  2kg de alimentos não-perecíveis

23 de fevereiro – Teresina

Palestra “EFD-REINF: o que vem por aí”

Horário:  Blue Tree Towers Rio Poty Hotel

Local: 9h

Inscrição:  1 lata de leite em pó.

22 de março – Teresina

Fórum Integrado OAB/CRC-PI em Administração Tributária e Financeira Municipal

Local: Auditório da OAB

Inscrição: R$ 70,00 (Advogados e Contabilistas / demais inscrições)