CRC-PI realiza II Fórum Piauiense do Voluntariado da Classe Contábil
O II Fórum Piauiense do Voluntariado da Classe Contábil reuniu, nessa segunda-feira (5), profissionais da contabilidade, estudantes e a sociedade em geral em torno do debate sobre corrupção e controle de gastos públicos. O evento ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI).
Promovido pelo o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), por meio da Comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e da Comissão do Observatório Social de Teresina, o fórum objetiva sensibilizar a sociedade e os profissionais contábeis acerca da importância de ações do voluntariado para a construção de um mundo mais justo e solidário.
O vice- presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Tertuliano Passos, representou o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim Moraes Rêgo, e abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes.
A programação do evento contou com duas palestras. A primeira, ministrada pelo advogado e mestre em Direito pela Unisc, Lívio Augusto de Carvalho Santos, abordou o tema “Uma reflexão moral sobre o problema da corrupção”.
Lívio destacou, em sua fala, a importância da participação popular na luta contra à corrupção. “É necessário que façamos uma reflexão moral sobre o problema da corrupção em nosso país e cabe a nós buscarmos mudar essa cultura”, frisa o jurista.
Fechando os debates da noite, o presidente Nacional do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas, abordou a temática “Transparência e Controle Social dos Gastos Públicos” e ressaltou, em sua fala, os trabalhos desenvolvidos pelo Observatório Social do Brasil. “A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública”, explica o presidente.
O presidente Nacional do Observatório Social do Brasil ressaltou, ainda, que, segundo dados da Secretaria de Direitos Econômicos, a corrupção traz uma perda anual na economia brasileira de cerca de R$ 20 bilhões somente com licitações viciadas (combinação cartel fraude).
“Se nós conseguimos reduzir a corrupção apenas em 10%, vamos aumentar a renda per capita dos brasileiros em 25 anos e vamos evitar um prejuízo de mais de 500 reais por pessoa. Ou seja, temos muito a fazer”, alerta Ney Ribas.
O evento contou, também com a presença de Tiago Lopes Rêgo, presidente do Observatório Social de Picos, que falou sobre os trabalhos desenvolvidos pelo OBS na região.
“Estamos muito felizes com o sucesso do II Fórum Piauiense do Voluntariado da Classe Contábil. O evento abriu um espaço democrático para discussões sobre transparência e controle de gastos públicos, além de sensibilizar a sociedade a respeito das ações dos voluntariados para a construção de um mundo melhor”, pontua Gretha Anice, coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRC-PI.
O II Fórum Piauiense do Voluntariado da Classe Contábil teve em sua programação também a apresentação cultural do grupo de xaxado da quadrilha junina Luar do São João.